Seejuv lança o programa Arte de Rua

Na última sexta-feira (8) foi lançado o programa Arte de Rua, uma iniciativa que une arte, juventude, educação e cultura, promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv). A cerimônia aconteceu no Salão de Atos do Palácio dos Leões, no Centro Histórico de São Luís, e marcou o compromisso do governo em valorizar a arte urbana e incentivar a expressão artística no estado.
Durante o evento, foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Seejuv e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), parceria estratégica para viabilizar as ações do programa, que terão início em janeiro de 2025.
O Arte de Rua acontecerá em três etapas: o edital “Vozes do Spray” que selecionará e premiará 10 grafiteiros maranhenses ou residentes do estado, que serão responsáveis por ministrar as aulas das oficinas para os alunos bolsistas do segundo edital.
O edital “Spray na Mochila” selecionará 20 escolas e professores de artes, além de 200 estudantes do ensino médio da rede pública estadual, de 15 a 19 anos. A terceira etapa será o Encontro de Arte Urbana do Maranhão, que será um grande evento de intervenção artística urbana em dez cidades maranhenses: São Luís, São José de Ribamar, Imperatriz, Paço do Lumiar, Bacabal, Codó, Caxias, Timon, Açailândia e Balsas.
As inscrições do edital para os grafiteiros estarão abertas no dia 15 de janeiro de 2025, e para edital dos professores e estudantes, abrirá no dia 1º de março de 2025, a grande intervenção urbana de culminância do fim do programa, está prevista para julho de 2025, um momento de celebração e reconhecimento para os participantes, que receberão certificados pela sua contribuição e empenho. Com foco na inclusão, formação artística e protagonismo juvenil, essa iniciativa ressalta o papel da arte como ferramenta de transformação social e engajamento.
A cerimônia contou com a presença do governador Carlos Brandão, do secretário da Juventude, Thiago Prado, do secretário Alberto Bastos da Secretaria de Monitoramento de Ações Governamentais (Semag), do presidente da Fapema Nordman Wall e de artistas importantes do segmento, como Gil Leros, Nando Pontes e Bernardo Marques, além de representantes de movimentos sociais e gestores municipais, todos reforçando a importância do apoio à juventude e à cultura no Maranhão.