• Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Seejuv promove Curso Online de Liderança Juvenil em parceria com a Defensoria Pública do Maranhão

Em 26/10/2021

Curso Online de Liderança Juvenil, oferecido pela Seejuv em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Maranhão. (Foto: Divulgação)

Teve início, na segunda-feira (25), o primeiro módulo do Curso Online de Liderança Juvenil, oferecido pela Secretaria Extraordinária de Estado da Juventude (Seejuv) em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Maranhão. A ação também faz parte da Caravana Juventude de Direitos, que tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços jurídicos para a juventude maranhense.

O curso teve mais de 300 inscritos, que receberam o link de participação pelo e-mail.  Os beneficiados irão participar de todos os módulos até o final de novembro. A aula inaugural foi ministrada pelo defensor público Thiago Josino, que falou da importância das pessoas terem conhecimento sobre o Direito de Famílias, em suas várias formas de composição. A próxima aula está prevista para o dia 03 de novembro e será sobre o tema “Ato Infracional e Violência Policial”. 

As próximas aulas serão ministradas nos dias 08, 16, 22 e 29 de novembro, às 14h com os módulos “Ato infracional e violência policial”, “Estatuto da Juventude e Estatuto da Criança e do Adolescente”, “Direito Constitucional – noções básicas de direitos e garantias fundamentais”, “Organização do Estado e políticas públicas”, “Liderança e mobilização social”, “Política de órfãos da Covid-19” e “Minorias e o acesso a direitos”.

A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, destacou a importância do Curso de Liderança Juvenil para os jovens maranhenses e como é para Seejuv está nesse processo de construção.

“Esse curso de Liderança Juvenil se soma a outros importantes programas do Governo do Estado na perspectiva de consolidar direitos. Essa parceria com a Defensoria Pública é no sentido de formar jovens com o olhar sobre direitos, então, se faz fundamental e, para Seejuv, é uma felicidade ter esse parceiro nessa construção nesse importante passo, em qualificar os jovens, representando aí um número bem significativo de leitura da humanidade” declarou secretária.

A aluna Isadora Jensen ressaltou a importância do Curso de Liderança Juvenil e o quanto vai contribuir na sua formação.

“O curso de Liderança Juvenil, oferecido pela Seejuv em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Maranhão, foi extremamente importante e necessário para nós que fazemos parte do Conselho Estadual de Juventude do MA. Sabemos, hoje, que a voz da juventude é uma das ferramentas mais importantes para a vontade de exercer mudanças sociais, e para que isso ocorra é necessária capacitação que ajude em nosso desenvolvimento. Ver o empenho da secretária Tatiana Pereira, do Governo do Estado e da Defensoria Pública do Estado, em qualificar nossa juventude e agentes transformadores é gratificante”, ressaltou  a aluna.

O defensor-geral Alberto Bastos agradeceu a parceria com a Seejuv, parabenizou os jovens participantes, destacando a contribuição da Defensoria no fortalecimento do importante papel desempenhado pela educação formal no estado.

“Estamos muito felizes em realizar essa formação, juntamente com a Seejuv, porque temos a convicção de que o conhecimento não só empodera e liberta, mas também promove cidadania, uma vez que este curso traz benefícios em uma via de mão dupla. Tanto os jovens podem conhecer mais sobre os seus direitos, como os nossos defensores públicos podem identificar as principais demandas e problemas dessa população juvenil, ajudando-os a solucionar de forma ágil e eficiente”, destacou.

Endereço: Av. José Sarney, 137, Centro – São Luís – MA

Prédio da RFFSA – 1º andar

Horário de Funcionamento: 8h ás 18h

Contatos: (98) 99172-2691  / (98) 99146-7181

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br