• Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Região do Mearim recebe Caravana de Municipalização dos Sistemas de Juventude

Em 30/09/2021

Na cidade de Bacabal, houve reunião com nove municípios da região do Mearim. (Foto: Divulgação)

A Secretaria Extraordinária de Estado da Juventude (Seejuv) realizou, nesta quinta-feira (30), mais uma etapa da Caravana de Municipalização dos Sistemas de Juventude. Na cidade de Bacabal, houve reunião com nove municípios da região do Mearim para rearticular ou criar os Conselhos Municipais de Juventude e o Plano Municipal da Juventude.

No período da manhã, aconteceu a mesa de abertura, com a presença do secretário Municipal de Juventude de Bacabal, Leonardo Cipriano; a secretária Municipal de Alto Alegre, Diulia Eveanny; o conselheiro estadual de Juventude (Cejovem), Higo Souza e a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira. Logo após, o encontro tratou sobre a construção dos Conselhos e Planos Municipais de Juventude.

O secretário de Juventude de Bacabal, Leonardo Cipriano trouxe para debate a importância do evento. “Conversar sobre política de juventude é avançar nessas políticas, eu acredito que as oficinas realizadas hoje e esse contato com outros municípios da região a gente consiga avançar muito, amadurecendo as ideias para que a juventude possa receber os benefícios que precisa”, disse.

A coordenadora de juventude de Alto Alegre, Diulia Eveanny ressaltou esse momento como significativo, pois a partir de hoje irá entender melhor os processos para municipalização das políticas de juventude. “Esse encontro é muito significativo, uma vez que a gente vai passar a entender melhor sobre os sistemas, principalmente a criação de conselhos. A grande maioria dos municípios não tem um conselho formado, os que têm não estão tão ativos, então a gente precisa desses conselhos funcionando para que os municípios possam desenvolver melhor as suas políticas públicas”.

O conselheiro estadual do Maranhão, Higo Souza destacou o papel dos conselhos para a atuação municipal. “O Conselho de Juventude ele é um órgão fiscalizador deliberativo de sugestões, ele constrói a política pública nos municípios e é a forma da sociedade civil participar dessa composição”, frisou.

A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira falou da necessidade alinhar um plano estratégico de políticas públicas da juventude nos municípios. “É importante que a gente crie esse plano estratégico, e que ele possa vir consolidar junto a governo municipal, tendo também um olhar para com a juventude local, que de fato consiga dar um norte de qual o compromisso a ser executado naquele período, e quais os órgãos que vão ter papel fundamental para executar aquela ação”, explicou.

 

Endereço: Rua do Egito, 207, Centro – São Luís – MA

Horário de Funcionamento: 13h ás 19h

Contatos: (98) 99172-2691  / (98) 99146-7181

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br