Maranhão sedia Encontro de Gestores Estaduais de Juventude do Nordeste

Em 22/09/2021

O Governo do Maranhão, através da Secretaria Extraordinária de Estado da Juventude (Seejuv), acolherá o primeiro Encontro de Gestores Estaduais de Juventude do Nordeste. O evento acontecerá nos dias 23 e 24 deste mês de setembro, no Salão de Atos do Palácio dos Leões, e irá discutir vários aspectos fundamentados teoricamente nos diálogos das juventudes.

O encontro tem como objetivo ampliar o diálogo com os gestores estaduais, estimulando o debate acerca das políticas públicas para os jovens, além de eleger a Diretoria do Fórum de Gestores Estaduais do Nordeste, construir um Fórum Nordestino de Políticas de Juventude e elaborar uma agenda Nordestina de Políticas Públicas da Juventude.

Participarão do encontro, os gestores estaduais responsáveis pela execução das políticas públicas de juventude nos estados que compõem a região Nordeste Brasileira, sendo eles: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Vale ressaltar que, nos últimos anos, no Maranhão, houve um fortalecimento do Sistema Estadual de Políticas para a Juventude, como consolidação do trabalho desenvolvido pela Seejuv. A eleição e posse do Conselho Estadual de Juventude do Maranhão e a presença de pastas municipais de juventude em 103 municípios do estado, como resultado da atuação direta de órgãos de juventude, são alguns avanços.

DIA 23/09

9h – Mesa de abertura: conjuntura nacional, desafios das políticas públicas de juventude, participação popular e experiências positivas.
10h – Debate sobre as experiências de cada estado nas PPJ.
11h30 – Criação da comissão da carta compromisso do encontro.
12h – Almoço.
14h – Construção da agenda nordeste.
16h – Formalização do fórum estadual de gestores de juventude do nordeste e eleição da mesa diretora.

DIA 24/09

8h – Construção/aprovação carta compromisso dos gestores do Nordeste para as juventudes.
9h às 11h – Visita a equipamentos públicos: Parque Estadual do Rangedor; Centro Educa Mais Dorilene Silva Castro; Palácio dos Leões (Sede do Governo do Estado).
12h – Almoço/Encerramento.

O quê: Encontro de Gestores Estaduais de Juventude do Nordeste.
Quando: Nesta quinta (23) e sexta-feira (24).
Onde: Salão de Atos do Palácio dos Leões.

Endereço: Rua do Egito, 207, Centro – São Luís – MA

Horário de Funcionamento: 13h ás 19h