• Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Jovens participam de gincanas ambientais em comemoração ao Dia da Árvore

Em 23/09/2021

A Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv), juntamente com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e a Escola Ambiental do Maranhão, esteve presente em Bacabeira, Cachoeira Grande, Morros e Rosário para comemorações do Dia da Árvore, no último dia 21. 

A Seejuv ainda articulou ações voltadas para a preservação do meio ambiente em 30 municípios: São Bernardo, Morros, Presidente Médici, Coelho Neto, Cajari, Colinas, Carutapera, Gov. Edison Lobão, Lajeado Novo, Pedreiras, Paraibano, São Bento, São João Batista, Barão de Grajaú, Barreirinhas, Aldeias Altas, Caxias, São Benedito do Rio Preto, Buriti Bravo, Olho d’Água das Cunhãs, Rosário, Coroatá, Conceição do Lago Açu, Lima Campos, Pinheiro, Urbano Santos, Cachoeira Grande, Turiaçu, Santa Luzia e Santo Amaro. 

Nas cidades visitadas, a Seejuv realizou gincanas ambientais, com o intuito de promover a educação ambiental. 

Lucas Brandão, estudante de Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e beneficiário do programa Agente Jovem Ambiental, ressaltou a importância de cuidar da natureza.

“Eu acredito que o programa Agente Jovem é uma boa iniciativa para conscientizar os jovens, nos projetos de plantação de mudas, com os vizinhos, amigos do bairro. Acredito que esta seja uma boa iniciativa do Governo do Estado”, afirmou o estudante.

A coordenadora da Escola Ambiental do Maranhão, Criscielle Muniz, destacou o comprometimento do Governo do Maranhão com as questões ambientais e ressaltou que a relevância do programa ação Agente Jovem Ambiental. 

“Temos um governo que trabalha e vocês são frutos dessa política, de um governo que é comprometido com as causas ambientais e vocês têm uma grande responsabilidade, todos vocês, que são agentes jovens ambientais e que fazem parte da primeira geração. Na manhã de hoje nós realizamos, nos municípios do Maranhão, diversas atividades nesse mesmo formato; eu fico muito feliz e agradeço, imensamente, a confiança de poder coordenar a Escola Ambiental, primeira escola exclusiva do Brasil a pensar em fazer a educação ambiental”, disse.

O governador Flávio Dino enfatizou a importância do cuidado com o meio ambiente e explicou como o programa Agente Jovem Ambiental vai trazer benefícios para o estado. “Nós estamos, efetivamente, em uma situação de emergência global no que se refere a temática ambiental; e nós estamos buscando elevar a consciência ambiental no nosso estado. Com isso, há a necessidade do programa, no que se refere desde o cuidado com as nossas unidades de conservação, como a reserva do Parque Estadual do Bacanga, que vai ser totalmente cercado, para ser protegido, gradativamente, até o programa Maranhão Verde”, afirmou. 

A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, avaliou a ação como estratégica.

“Este Dia da Árvore foi um dia de estratégica para a juventude; conseguimos fazer um ato importantíssimo, quando mobilizamos, junto aos municípios, gincanas ambientais em que vários jovens do Maranhão conseguiram colocar em prática suas experiências em relação a leitura sobre o meio ambiente, no qual, particularmente, fico muito feliz com os gestores municipais da juventude. O governador Flávio Dino acertou na medida tomada para realização desta ação, garantindo para as gerações presentes e futuras gerações um ambiente sustentável”, explicou Tatiana Pereira.

O Governo do Maranhão realizou, em todo estado, o plantio de 2.170 mudas em 217 municípios, e distribuiu cartões com R$ 250,00 para os dois mil jovens beneficiados pelo programa Agente Jovem Ambiental.

Endereço: Rua do Egito, 207, Centro – São Luís – MA

Horário de Funcionamento: 13h ás 19h

Contatos: (98) 99172-2691  / (98) 99146-7181

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br