• Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Estudantes apresentam propostas para construção do Plano Municipal de Juventude em São Bento

Em 28/10/2021

Na manhã de quarta-feira (27), teve início mais uma atividade realizada pela Caravana de Municipalização dos Sistemas de Juventude, desta vez no município de São Bento. A ação está sendo promovida pela Secretaria Extraordinária de Estado da Juventude (Seejuv), na Região da Baixada Maranhense, reunindo os municípios de Pinheiro, Turilândia, Presidente Médici e Carutapera.

A caravana tem como objetivo articular secretarias municipais de juventude, estruturando seus sistemas na perspectiva de construir seus planos e conselhos municipais da juventude. A ação contou com a participação de autoridades locais, secretários municipais e alunos do ensino médio, do Centro de Ensino Dom Francisco.

O secretário da Juventude do município de São Bento, Wellington Costa, aproveitou a estrutura para realizar, juntamente com os jovens presente, uma Escuta Territorial para iniciar a construção do Plano Municipal da Juventude que ainda não foi elaborado. Os alunos fizeram apontamentos em cima de alguns eixos estruturantes, pontuando a educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, segurança pública e trabalho/renda.

A aluna Ana Laura destacou a importância da inclusão da juventude na construção de políticas públicas para os jovens.

“Eu acho muito importante a inclusão da juventude na construção da política pública para nós, jovens, porque, hoje, temos 15 e 16 anos, mas amanhã nós seremos a próxima geração, a nova geração de adultos; assim, a inclusão dessas políticas nos permite entrar com as coisas certas na cabeça, nós já vamos ter uma direção, vamos ter um norte; então, esse trabalho que vocês estão fazendo aqui é fundamental para nossa próxima geração”, afirmou a estudante. Ela destacou a iniciativa da Seejuv. “Fico muito feliz por que chamaram a gente para, e vamos passar isso para a nossa turma”.

O secretário Wellington Costa enfatizou como é bom a juventude estar presente  nestes momentos, fazendo o levantamento das demandas para a construção do Plano.

“É muito valioso a juventude participar deste evento, desse movimento, justamente para construção desses planos municipais, dos quais eles são os próprios usuários; eles vão ser os próprios beneficiados e nada mais justo do que a própria juventude está participando de forma direta opinando e exemplificando os problemas enfrentados e os anseios que tanto necessita”, afirmou o secretário.

A Secretária Municipal de Presidente Médici, Joselane Araújo, destacou a participação no evento, juntamente com outros  gestores de juventude  e de como é bom aprender com todos, já que a secretaria de sua cidade foi criada recentemente.

“Para mim é uma coisa assim bem elevada, eu não imaginaria que eu estaria nesse processo tão rápido, pois a secretaria tem pouco tempo, então imaginei que não teria essa oportunidade, assim, no início”, afirmou.

A gestora municipal elogiou os encontros da Seejuv voltados para a formação da juventude. “Acabamos, a partir daí, adquirindo tantos conhecimentos, tantas ideias, que acabam motivam a gente; então, para mim, eu achei espetacular e quero parabenizar toda equipe do Governo do Estado por proporcionar essa oportunidade aos gestores; vou levar papa o meu município e eu vou lutar para conseguir”, enfatizou a secretária.

Endereço: Av. José Sarney, 137, Centro – São Luís – MA

Prédio da RFFSA – 1º andar

Horário de Funcionamento: 8h ás 18h

Contatos: (98) 99172-2691  / (98) 99146-7181

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br