• Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Caravana de Municipalização do Sistema de Juventude realizou atividade na Região da Baixada Ocidental

Em 16/11/2021

A Secretaria Extraordinária de Estado da Juventude (Seejuv) realizou, na quarta-feira (3), mais uma etapa da Caravana de Municipalização do Sistema de Juventude no Município de Matinha, que reuniu gestores de juventude de oito cidades da região da Baixada Ocidental.

A caravana tem como objetivo articular secretarias municipais de juventude e estruturar seus sistemas na perspectiva de construir seus Planos e Conselhos Municipais da Juventude em suas cidades. Em bate-papo, os gestores aproveitaram a oportunidade para exporem as políticas desenvolvidas em seus municípios e a realidade de suas juventudes.

A Conselheira Estadual de Juventude do Segmento Feminista Marcha Mundial das Mulheres, Isadora Jansen, destacou a importância de está dentro desse espaço democrático onde a juventude organizada exerce o seu poder de voz e contribui na fiscalização das políticas públicas.

“A importância da criação dos Conselhos Municipais de Juventude está na aproximação juvenil no planejamento, execução e fiscalização das políticas públicas executadas pelo poder público. Dentro desse espaço democrático é que a juventude como sociedade organizada exerce poder de voz, debatendo projetos que acolha o jovem, dando a ele a capacidade de decidir sua trajetória”, disse.

Para a Gestora de Juventude de São Vicente de Ferrer, Franci Abreu, é valioso ter um documento norteador das políticas de juventude e como o momento de troca foi proveitoso para aprimorar seus conhecimentos.

“Esse documento é uma forma de segurança. Além de melhorar a aprendizagem, esse momento de troca traz muitos benefícios. Aqui, a gente já tem várias ideias, e ter este Plano enfatiza muito mais o que a própria juventude almeja, assegurando que as políticas de juventude possam, de fato, serem aplicadas”, destacou a gestora.

O Supervisor de Políticas Institucionais da Seejuv, Thiago Penna, descreveu esse momento como ímpar, pois discutir o sistema de juventude para os municípios vem abrindo um leque de oportunidades para os jovens maranhenses. 

“É sempre importante estar em contato com os gestores municipais de juventude. Cada etapa tem sido única, com realidades diferentes em cada cidade. Organizar o Sistema de Juventude é prioridade para a Seejuv: é com eles que a juventude tem a garantia de seus direitos e deveres como rege o estatuto da juventude, daí é importante criar-se uma Secretaria de Juventude, seu Conselho e Plano Municipal”, enfatizou o supervisor. 

Caravana na Região dos Lençóis – Delta Paraíba

Na última semana de outubro, foi realizada a etapa da região na cidade de Barreirinhas. A atividade reuniu os municípios de Urbano Santos, Santo Amaro e São Bernardo, com o objetivo de estruturar o Sistema de Juventude dentro de suas cidades.

“É de grande valia a implantação destes trabalhos dentro dos municípios. Mostrar a importância que a juventude tem dentro da sociedade e colocá-la dentro destes espaços de decisão, como se fazer presente no Conselho de Juventude e colaborar com o levantamentos das demandas para o Plano Municipal. Fico muito feliz em contribuir com as políticas públicas das juventudes”, destacou Rogério Rocha.

Endereço: Av. José Sarney, 137, Centro – São Luís – MA

Prédio da RFFSA – 1º andar

Horário de Funcionamento: 8h ás 18h

Contatos: (98) 99172-2691  / (98) 99146-7181

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br