• Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Oficina de elaboração de projetos e popularização da ciência capacita gestores e técnicos do Sistema Estadual da Juventude

Em 11/12/2020

Gestores de juventude de cerca de 30 municípios participaram da oficina de elaboração de projetos e popularização da ciência, que aconteceu de forma virtual entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, realizada pela Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv) em parceria com a Associação Brasileira de Ciência (ABC).

Durante a oficina, os participantes puderam conhecer e praticar as técnicas de elaboração, execução de monitoramentos de projetos, para o âmbito das políticas públicas de juventude e também da popularização da ciência. 

A formação pautou as especificidades e as características dos editais regionais e nacionais de ciência, com foco na ampliação de projetos científicos apoiados pelos editais e executados pela juventude.

A Oficina de Elaboração de Projetos Para Editais de Popularização da Ciência tem a missão de fortalecer a educação científica nos municípios e estados com vulnerabilidade social, científica, educacional e cultural, através oficinas de formação continuada para a elaboração de projetos para submissão a editais de popularização da ciência. 

Carlos Wagner Araújo, da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e um dos formadores, destacou o processo de elaboração de projetos culturais e científicos como uma grande importância instrumental, técnica-administrativa e de avaliação econômica, seja da forma privada quanto social. 

“A oficina contribuiu com a formação de profissionais que atuam ou gostariam de atuar com a juventude com a clareza de definições técnicas institucionais: Desejo e Necessidade Social, Causa, Vocação, Valores, Princípios, Atributos, Desafio, Visão e Missão”, declarou Carlos Wagner Araújo.

“Esperamos que os gestores e técnicos formados pela oficina possam buscar meios e recursos que venham a contribuir na execução das políticas públicas para a juventude dos seus municípios e assim fortalecer o Estatuto da Juventude e também as oportunidades para os nossos jovens maranhenses. Agradecemos também a parceria com a Associação Brasileira de Ciências, que ministrou essa importante formação para a nossa rede de gestores”, ressaltou a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira.

Open Maps Widget for Google Maps settings to configure the Google Maps API key. The map can't work without it. This is a Google's rule that all sites must follow.

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br