free simple website templates

Conheça a Campanha Juventude Foliã no Carnaval do Maranhão e faça sua folia mais feliz!

Mobirise

POR DENTRO DA CAMPANHA!

Juventude sempre em pauta!

A Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv), lança a Campanha Juventude Foliã com o intuito de atingir a Juventude Maranhense com ações e informações no ambiente virtual e atividades estratégicas, acerca das formas de prevenção as ISTs, o uso excessivo de Álcool e outras Drogas, Gravidez não planejadas, combate ao assédio, dentre outras temáticas com foco no carnaval seguro para a juventude.

Conectados somos mais fortes!

A Campanha será inteiramente online, visto que boa parte da juventude se encontra conectadas nas redes. Para se aproximar-se do público no período de 19 a 25 de fevereiro, será realizada o engajamento e incidência virtual nas redes sociais da Seejuv e na de outros parceiros numa rede de incidência.

DICAS DO ROLÊ

O bloquinho tá troando, mas ainda dá pra se ligar em algumas dicas para curtir o rolê no Carnaval do Maranhão com prevenção e segurança.

1

Não é Não!

Não importa a situação! Se a menina ou o menino dizer não, não insista, não é não. Assédio é crime e pode ser denunciado pelo 180.

2

Álcool e direção, está ligado que não combina né?

O uso excessivo de álcool e também de outras drogas, pode acabar com o bloquinho e com a diversão. E isso não é bom!
Então, se estiver dirigindo não beba! E ser beber, beba moderadamente e não esqueça de se hidratar. A água é uma das foliãs da prevenção.
Ah, e na hora de comprar as bebidas não esqueça de se certificar que está lacrada. 

3

Se não for com camisinha, é bom não ir.

O uso do preservativo é essencial na prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), além de evitar a gravidez não-planejada.
Sempre tenha com você o preservativo, afinal no calor do carnaval, a hora de usar pode ser a qualquer momento. 

4

Carnaval bom, é diversão com segurança.

Muitos bloquinhos na rua, é festa todo dia, mas é bom ter alguns cuidados para que a festa não acabe cedo:
Evite comentar em público o local em que reside ou estar hospedado.
Não reaja aos acontecimentos com violência, perda ou roubo, procure ajuda policial ou ligue para os números de emergência 190 ou 193. 

Mensagem da Secretária

Tatiana Pereira, Secretária de Estado da SEEJUV, quer dar aquela 'palavrinha' para a juventude do Maranhão sobre a Campanha.

CARNAVAL E PREVENÇÃO SE COMBINAM

Para além do período carnavalesco, é sempre bom saber algumas informações sobre prevenção.

IST’s é a sigla dada para Doenças Sexualmente Transmissíveis, que são infecções causas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. A transmissão é dada principalmente, por meio do contato sexual, seja ele oral, anal ou varginal sem preservativo, com uma pessoa que esteja já infectada. As IST’s podem se manifestar de diversas formas, como feridas, corrimento ou verrugas anogenitais. Se for por corrimentos pode se observar aparecer nos órgãos genitais, esbranquiçados, esverdeados, amarelados e com odor forte, dentre outras formas dependendo da IST.

O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS, e melhora a qualidade de vida, além de interromper a cadeia de transmissão dessas infecções.

Existem diversos tipos de Infecções Sexualmente Transmissíveis, mas os exemplos mais conhecidos são: herpes genital; sífilis; gonorreia; infecção pelo HIV; infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV); hepatites virais B e C; cancro mole; crista de galo.

O uso da camisinha, seja ela masculina ou feminina, que usada corretamente pode prevenir a transmissão das IST’s, como também da gravidez indesejável. Ela pode ser encontrada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde e como dica é sempre bom ter uma com você.

Além da camisinha, existem outros métodos contraceptivos, como a pílula anticoncepcional, o DIU (Dispositivo Intrauterino), Diafragma, Anticoncepcionais Injetáveis, dentre outros, entretanto com orientação e indicação médica.

É sempre bom falar também sobre a Prevenção Combinada, uma estratégia que faz uso simultâneo de diferentes abordagens de prevenção (biomédica, comportamental e estrutural) aplicadas em múltiplos níveis (individual, nas parcerias/relacionamentos, comunitário, social) para responder a necessidades específicas de determinados segmentos populacionais e de determinadas formas de transmissão do HIV.

Ihhh, nesta situação existe o PEP. O que é isso? Então, PEP é a sigla para Profilaxia Pós-Exposição, refere ao uso da medicação antirretroviral após uma situação em que exista o risco de contato com o HIV. A medicação age impedindo que o vírus se estabeleça no organismo. É importante iniciar esta profilaxia o mais rápido possível após o possível contato—no máximo em 72 horas, sendo o tratamento mais eficaz se iniciado nas duas primeiras horas após a exposição. O tratamento deve ser seguido por 28 dias. É possível ter acesso à PEP gratuitamente em serviços de atendimento de emergência ou em Serviços de Atendimento Especializados (SAE) da rede pública.

Além do PEP existe também o PREP, que é a Profilaxias pré-exposição. É o uso do medicamento antirretroviral em pessoas que não vive com HIV, mas se encontram em situações de alto risco de infecção. O medicamento atua na corrente sanguínea impedindo que o HIV não consiga se estabelecer no organismo. Este método é disponibilizado pelo SUS mas para algumas populações prioritárias e que estejam dentre de outros critérios avaliados. 

Mobirise

GRAVIDEZ NÃO PLANEJADA

A gravidez para muitas meninas e mulheres pode ser considerado um sonho pois é sinônimo de alegria e felicidade para a maioria das mamães. E quando este sonho não foi planejado? O que se fazer para que não ocorra um aborto? Quais decisões tomar a partir dessa situação?

A gravidez não planejada geralmente ocorre pela ausência ou o uso incorreto dos métodos contraceptivos, bem como pela falta de informação. Na maioria dos casos, a gravidez não planejada afeta precocemente a vida das adolescentes. Sempre é bom estar informada sobre a utilização e corretamente dos métodos contraceptivos.

Mobirise

Para evitar uma gravidez não planejada procure um ginecologista e mantenha-se informada!

DICAS DE ROLÊ

Clique no botão ao lado para fazer o download do material desta campanha.

Material da Campanha!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

REALIZAÇÃO

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO EXTRAORDINÁRIA DA JUVENTUDE - SEEJUV

Secretaria da Juventude

Endereço:

Rua do Egito, 207 - Centro
São Luís - Maranhão
CEP: 65010-120

Contato

Telefone:
(98) 99172-2691

Desenvolvido pela SEATI - Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação