Seejuv promove Encontro Jovens pela Ciência

Em 8/10/2020

A Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv) realizou o Encontro Jovens pela Ciência. De forma virtual, reuniu órgãos do Governo do Maranhão, jovens pesquisadores e extensionistas, debatendo sobre educação, ciência e tecnologia.

Em seu primeiro dia o encontro foi aberto pelo webinar “Ciência e Politicas Publicas no Maranhão”, contando com a participação das secretarias de Estado, debatendo sobre Políticas Públicas para a Juventude e o Processo de Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Educação no Estado.

O secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves, destaca a importância de debates como esse, possibilitando ter uma visão de conjunto sobre a área da Educação, Ciência e Tecnologia no Maranhão, e reitera os investimentos voltados para a juventude.

“Nos últimos anos, o Governo do Maranhão consolidou cinco grandes áreas de investimentos e tem mantido esses investimentos voltados para a juventude maranhense do nosso estado” disse.

“Aqui, mediante esses dois programas importadíssimos que são o Geração Ciência e o Juventude com Ciência, políticas públicas profundamente relevante, onde o governador Flávio Dino tornou políticas de educação, ciência e tecnologia voltadas para a juventude como políticas de certa forma sagrada, mostrando o seu total comprometimento” relata o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Davi Telles.

Dando continuidade ao encontro dividido em dois momentos, foi realizado uma Roda de Conversa “O Futuro da Ciência e da Educação em tempos de Pandemia”, com a participação da presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Flávia Calle; presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), André Santos; o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula e a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira.

A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, fala da importância desse debate no fortalecimento do papel do Governo do Estado ao investir nas juventudes.

“Observando o panorama geral de cada secretaria, pode-se perceber que há uma boa comunicação, contribuindo para com esse papel e como o Estado tem avançado. Tudo isso é fruto de como o governador Flávio Dino pensa e executa a politica no Estado” enfatizou.

O Encontro abriu espaço, em seu segundo dia, para as juventudes, que foram beneficiadas pelos Editais Juventude com Ciência e Geração Ciência, programas do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado  da Juventude (SEEJUV) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) .

No “Se Liga na Ciência”, os jovens puderam apresentar seus projetos de pesquisa e extensão, marcando o encerramento do Encontro Jovens pela Ciência com o bate papo no Webinar “A Ciência como aliada das juventudes na construção de seu futuro”, trazendo as perspectivas das juventudes em seus ambientes acadêmicos contribuindo para a sua formação profissional.

Apresentando o Projeto “Espaços, temporalidade e abjeções: Construções performativas de gênero e sexualidade na escola” – C.E Jansen Veloso em Piu XII o ex-bolsista do Geração Ciência-2017 Rodrigo Ribeiro, onde fala  um pouco  da construção do seu projeto em equipe, no qual retratava  as questões de relação de gênero no ambiente escolar.

“O objetivo era trazer as questões de gênero para as instituições de ensino, ampliar esse conhecimento dentro dos municípios e demais localidades, debatendo o conteúdo, quebrando os tabus levantados dentro da sociedade em relação ao tema, por uma cidade pequena. Como bolsista tive a oportunidade de demostrar e ampliar os meus conhecimentos participando desses programas, ganhando a bolsa de pesquisa realizando em nossas instituições de pesquisa”, disse.

Apresentando o projeto “Com ciência na comunidade: Ser sujeito da própria existência” – C.E Dorilene Castro Alves, em São Luís, o ex-bolsista do Juventude com Ciência, Gielson Pires, conta como é participar desse projeto.

“Participamos de uma eletiva para pensar em um tema para o projeto do Juventude com Ciência. Ao ganharmos, nós tratamos de levar experimentos para divulgar a ciência, através da experimentação, da química, física, biologia, matemática e kits de robótica, abrindo nossas mentes para pensar como as escolas podem ser um meio para fazer pesquisa e extensão” falou.

Rua do Egito, 207, Centro. São Luís - MA CEP: 65010-190