• Instagram

Plano Mais IDH inclui projetos direcionados à juventude

Em 19/09/2020

capara mais idh

 

O Governo do Maranhão foi premiado como Destaque de Boas Práticas, no Prêmio Excelência em Competitividade, pelo Centro de Liderança Pública (CLP), através do Plano Mais IDH, programa da gestão estadual de combate à extrema pobreza. Dentre os feitos do Plano Mais IDH, existem dois importantes projetos direcionados à juventude: os Editais da Fapema e o Juventude com Ciência.

O Juventude com Ciência contribui para formação de estudantes vinculados às instituições de rede pública, por meio da mobilidade para o desenvolvimento de projetos de caráter extensionista voltados para a melhoria dos indicadores sociais do Maranhão, através da criação de caravanas que levem estudantes do Ensino Médio para realizar atividades de extensão escolar nos municípios inseridos no Plano Mais IDH do Governo do Estado. Em dois anos, mais de 200 estudantes participaram das ações do projeto em sete municípios, beneficiando cerca de três mil pessoas.

Já os Editais da Fapema abrem espaço para o Geração Ciência apoiando projetos de pesquisas científica e tecnológica para alunos do Ensino Médio, Técnico, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Programa de Educação Indígena, bem como incentivar o envolvimento de professores da rede pública de ensino com o sistema de Ciência e Tecnologia, por meio de bolsas de incentivo à pesquisa e a iniciação científica. Em duas edições, já foram contemplados mais de 320 projetos de pesquisa, beneficiando mais de 1.200 alunos de escolas públicas.

A secretária de Estado Juventude, Tatiana Pereira, enfatizou a importância de projetos como esse nos municípios do Mais IDH. “É importantíssimo destacar esse momento que a gente vive de solidariedade, de sentimento de colaboração com o próximo, conseguimos avançar bastante desde 2017 quando iniciamos a primeira edição do Juventude com Ciência nos municípios do Mais IDH, que ganhou uma premiação muito importante para o Brasil um programa do Maranhão, e  pode-se observar que é com certeza fruto desse olhar de transformação social que o Maranhão precisa e o Brasil também precisa, e com essa perspectiva o governador Flávio Dino sempre destaca que o nosso papel é de servir o povo a partir de programas importantes como esse, no qual vale destacar há dentro dele tantos outros programas e projetos valiosos nesse processo de mudança do Maranhão”, ressaltou.

Rua do Egito, 207, Centro. São Luís - MA CEP: 65010-190

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br