• Instagram

Saúde mental e prevenção ao suicídio é tema de live realizada pelo Governo do Estado

Em 9/09/2020

Live integra as ações em adesão ao Setembro Amarelo

Live integra as ações em adesão ao Setembro Amarelo

 

A Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv) realizou uma live sobre saúde mental em tempos de pandemia. A atividade integra as ações em adesão à campanha Setembro Amarelo, voltada a prevenção ao suicídio. A atividade foi realizada no Canal da Seejuv no Youtube e no Facebook.

A live abordou a temática da saúde mental no âmbito da pandemia, período que se demandou a necessidade do isolamento social, dialogando sobre as necessidades de debater sobre a prevenção da saúde mental. Participaram do bate-papo, a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira; a coordenadora estadual de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde, Isabelle Rêgo; e o psicólogo Ruy Cruz, da Escola de Saúde Pública.

O psicólogo Ruy Cruz apresentou a saúde mental numa perspectiva de responsabilidade social e não apenas do poder público, e como as pressões sociais em relação à juventude são fatores de adoecimento psíquico, principalmente no tangente ao isolamento social.

O psicólogo também abordou iniciativas sociais como o Centro de Valorização da Vida (CVV), que tem sido importante meio da rede de cuidado da saúde mental. Ele também ressaltou que cada pessoa pode colaborar a reduzir indicadores de suicídio, tendo empatia, realizando escuta e valorizando a vida das pessoas.

Isabelle Rêgo, terapeuta ocupacional e coordenadora estadual de saúde mental, destacou os dados da Organização Pan-Americana da Saúde sobre o suicídio e enfatizou que a Pandemia da Covid-19 poderá trazer efeitos psicológicos, que podem levar ao adoecimento psíquico.

“Diante desse enfrentamento, torna-se ainda mais necessário reforçarmos o cuidado com a saúde mental, a adesão aos bons hábitos para uma melhor qualidade de vida. O dia 10 de setembro é alusivo à prevenção da automutilação e suicídio, porém faz-se necessário falar da saúde mental para além do Setembro Amarelo. Precisamos falar o ano todo” completou Isabelle Rêgo.

A secretária Tatiana Pereira enfatizou que a atividade foi fundamental, pois reuniu órgãos do governo que tem esse papel estratégico de cuidar da população maranhense, principalmente para debater indicadores tão preocupantes.

“Tenho certeza que para nós foi necessário ter esse debate e foi riquíssimo. As falas, tanto da Isabelle quanto do Ruy, mostram o quanto é fundamental a gente ter esse cuidado com o outro, ter o sentimento de empatia, de solidariedade de ouvir e buscar outros caminhos de comunicação neste período de pandemia, para a gente poder reduzir esses indicadores que são preocupantes no que tange a juventude”, afirmou.

O bate-papo está disponível no Canal Juventude Maranhão – SEEJUV, no YouTube e também no Facebook.

Rua do Egito, 207, Centro. São Luís - MA CEP: 65010-190

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br

jOVENS PELA CIÊNCIA2

FECHAR