• Instagram

Juventude, Ciência e Tecnologia foi o tema abordado no Para Não Surtar desta semana

Em 16/07/2020

Ciência e Tecnologia foi pauta do Para Não Surtar da seman

Ciência e Tecnologia foi pauta do Para Não Surtar da semana

A série Para Não Surtar, realizada semanalmente pela Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv), abordou, na edição de quarta-feira (15), a temática Juventude, Ciência e Tecnologia. Teve a participação de Rarielle Rodrigues, doutora em Ciências Sociais e professora do Centro de Ensino Jansen Veloso do município de Pio XII; e de Ana Paula Alves, estudante egressa do IEMA Unidade Plena (UP) Pindaré-Mirim. Elas contaram suas experiências com a participação em projetos na Caravana Juventude com Ciência.

A live abordou as experiências vividas nas caravanas Juventude com Ciência tanto na perspectiva do educador, quanto do aluno. A caravana, que leva ciência e tecnologia em forma de projetos de extensão para municípios do Plano Mais IDH, já visitou mais de 10 cidades.

A professora Rarielle Rodrigues falou do processo de participação dos alunos na construção dos projetos de extensão e como acontece a transformação nos estudantes a partir das experiências vividas. “Já participei, com meus alunos, de quase todos os editais do Juventude com Ciência e pude ver, de perto, a transformação que a experiência vivida nas caravanas. Todos se envolvem nas preparações, na construção, organização e execução das oficinas. Juntos, identificamos o que podemos fazer em conjunto, e mostrar na prática que não são só os professores os detentores dos conhecimento”.

Ana Paula Alves participou do Caravana Juventude com Ciência no município de Centro Novo do Maranhão, com um projeto sobre Matemática Lúdica do IEMA UP Pindaré-Mirim. “Foi uma experiência única, muito importante na minha vida pessoal, acadêmica e profissional. O projeto que participei realizou oficinas sobre matemática de uma maneira lúdica e foi muito legal ver as crianças da cidade conhecendo como aprender de uma forma diferente. E como tenho o sonho de ser professora, participar do Juventude com Ciência só confirmou este sonho que tenho”, disse.

Outra temática abordada foi a dos fenômenos das novas tecnologias neste período de pandemia. A professora Rarielle Rodrigues contou como está sendo lecionar de forma remota e o relacionamento com os alunos. “Estamos fazendo de tudo e nos reinventando para o conteúdo chegar aos alunos. Como em Pio XII a questão do acesso a internet ainda é limitado, estamos fazendo a interação com os alunos pelo WhatsApp, de uma forma muito compreensiva, para que quem tem dificuldade no acesso à internet. De outro lado, o uso das tecnologias neste período que estamos longe tem sido uma ferramenta de facilitar o afeto que temos”, explicou.

Edital Juventude com Ciência

O Edital Juventude com Ciência foi lançado pelo Governo do Estado, por meio da Seejuv, Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Tem como objetivo apoiar projetos de extensão aplicados no Ensino Médio. As Caravanas são realizadas nos municípios do Plano Mais IDH e desde 2017 já passou em mais de 10 municípios.

Rua do Egito, 207, Centro. São Luís - MA CEP: 65010-190

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br