• Instagram

Encontro de Gestores de Juventude marca fortalecimento do Sistema Estadual de Políticas para Juventude

Em 21/04/2020

ENCONTRO DE GESTORES - PRINT

Via plataforma virtual o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv), realizou o Encontro de Gestores e Gestoras de Juventude do Maranhão, com o objetivo de fortalecer a relação estado e municípios em prol do Sistema Estadual de Juventude, assim como refletir e projetar ações para os Jovens Maranhenses. Participaram gestores de 40 municípios de todas as regiões maranhense.

A Secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, destaca a agenda como um marco estratégico, que consegue fortalecer uma rede de gestores a nível de estado e que consegue da vazão com temas que são pertinentes em relação a juventude neste cenário mundial. “Nossa meta principal é fortalecer as ações que a Seejuv já está realizando em relação com os gestores municipais. Foi muito bom realizar essa agenda, uma vez em que conseguimos ouvir todos os gestores de juventude e principalmente perceber que esse elo e essa preocupação com a juventude tem sido de todos” concluiu.

O encontro refletiu a temática “Políticas Públicas de Juventude e a Crise Mundial Sanitária”, fazendo uma análise conjuntura da atuação do estado e municípios neste período de isolamento social. Participaram também a mesa diretora do Conselho Estadual da Juventude (Cejovem), abordando os passos já concretizados para a 4ª Conferência Estadual da Juventude, que atualmente está suspensa, como as orientações sobre a realização da conferências municipais.

Eduardo Corrêa, presidente do Cejovem, pontuou a importância dos conselhos municipais e dos gestores no fortalecimento do sistema estadual de políticas para a juventude e a contribuição para a atuação do conselho estadual. “Reunir gestores de todos os cantos do Maranhão para dar prosseguimento na articulação das políticas públicas de juventude em nosso estado, em momento como esse é que a juventude precisa mais do poder do Estado ao nosso lado e ainda mais quando abre espaço para sociedade civil organizada através do Conselho Estadual.” finalizou.

“Este encontro inclusive marca um papel importante do governo de sempre manter a comunicação, tivermos a participação importante da mesa diretora do conselho e para nós foi importante para alinhar as estratégias que o governo está pensando junto com a sociedade civil em relação às conferências de juventude” enfatizou a Secretária Tatiana Pereira.

Como encaminhamentos do encontro, os gestores aprovam a escrita de uma carta dos gestores municipais de juventude e o conselho estadual, sobre as ações pensadas em conjunto e a manifestação sobre as orientações da Conferência Nacional da Juventude. Os gestores deliberaram junto a Seejuv, a realização de ações em conjunto nas redes sociais com o objetivo de mobilizar a juventude maranhense com informações e interações neste período de isolamento social.

“Foi muito importante essa reunião bastante construtiva da juventude de forma online, com os demais secretários e secretárias municipais. Foi muito produtivo conversar sobre temas importantes que foram abordados, diante do que o Brasil e nosso estado está passando. É muito importante esse fortalecimento da Seejuv com os gestores municipais, estratégico esse vínculo e com isso fortalece mais o nosso estado, trabalhando em prol mais ainda em prol da juventude maranhense” abordou o Wilmax Filho, Gestor de Juventude de Itinga do Maranhão.

Rua do Egito, 207, Centro. São Luís - MA CEP: 65010-190

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br