• Instagram

Programa Juventude VIVA

Em 28/02/2020

O projeto Juventude Viva, realizado via Convênio nº 840907/2016 – SNJ/SEGOV/PR com a Secretaria Nacional de Juventude a partir do Plano de Prevenção a violência contra a juventude negra, visa criar condições para superação dos impactos psicossociais gerados em suas famílias e combatendo a padronização da violência e a estigmatização do jovem negro.
No Maranhão, são 9 municípios que aparecem no Mapa da Violência como as cidades mais vulneráveis para a juventude negra. Sendo elas Timon, São Luís, São José de Ribamar, Caxias, Imperatriz, Açailândia, Bacabal, Paço do Lumiar e Codó.

JUV vivaAtivo 11

Os comitês municipais de enfrentamento a mortalidade da juventude negra terão como objetivo da construção de espaços de participação e controle social para a promoção da política de combate e enfrentamento ao racismo institucional, além de promover a articulação, discussão e debate para o combate e enfrentamento ao racismo institucional.
Os comitês foram formados pelo poder público municipal e estadual, juntamente com organizações da sociedade civil, com o objetivo de criar o Plano Estadual de Enfrentamento a Mortalidade da Juventude Negra no Maranhão.

Com estratégia de compressão do cronograma de ações de forma a executar com a qualidade e no tempo estimado para a duração do convênio, os resultados alcançados foram a finalização da execução em 30/12/2019 com as duas etapas concluídas e com a entrega do Plano Juventude Viva; Mapeamento; Diagnóstico; Criação dos Comitês Municipais e Estadual; Formação de servidores estaduais e municipais; e representantes de movimentos sociais; campanha de combate ao racismo institucional; consulta pública do plano e realização de oficinas e seminário.

JUV vivaAtivo 12

Comitê CaxiasComitê BacabalComitê AçailândiaOficina de Midía e RacismoComitê Paço do Lumiar

Rua do Egito, 207, Centro. São Luís - MA CEP: 65010-190

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br