• Instagram

Secretaria de Juventude e UEMA se reúnem para pautar Programa Transporte Universitário

Em 4/02/2020

 

Com objetivo de elaborar o plano de ação para a execução do Programa Transporte Universitário 2020, a Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) se reuniu na manhã desta terça-feira (04), com a reitoria da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) pautando as novas estratégias que o programa terá. Participaram da reunião a Secretária de Estado da Juventude Tatiana Pereira, o Reitor da UEMA, Prof. Gustavo Costa, a Superintendente de Políticas Públicas para a Juventude Jaine Santos e a Assessora de Planejamento da Seejuv, Socorro Costa.

Criado deste 2017, o Programa Transporte Universitário executado pela Secretaria de Estado da Juventude, já beneficiou em seis edições mais de 4 mil estudantes de 200 municípios, injetando mais de R$ 4 milhões e 500 mil em auxílio à permanência universitária. O Programa tem como objetivo ajudar com bolsa de 800 reais estudantes universitários maranhenses, que fazem diariamente o translado de mais de 100 km somados ida e volta da cidade que mora até a cidade que estuda.

Jaine Santos, superintendente de políticas públicas para a juventude, destacou a conversa com a UEMA como uma nova perspectiva traçada para os editais do Programa Transporte Universitário. “Essa conversa nos traça uma nova perspectiva para os editais do primeiro e do segundo semestre. A expectativa é beneficiar 2 mil jovens e com resultado positivo” disse.

“A agenda superpositiva e a gente percebe o quanto é importante essa relação institucional dentre do governo do estado com as pautas da juventude. Então para a Secretaria de Juventude essa agenda foi com intuito de consolidar ainda mais as parcerias no aspecto principal de garantir esse importante programa que é o Transporte Universitário” declarou a Secretária Tatiana Pereira.

Para o reitor da UEMA, Prof. Gustavo Costa, o programa Transporte Universitário é um importante instrumento do Governo do Estado de inclusão dos estudantes nas universidades e que a parceria entre Seejuv e Uema é extremamente necessária. “Desde do advento do programa Transporte Universitário vários alunos da UEMA, principalmente dos campi do interior do estado, estão se beneficiando deste auxilio que permite o deslocamento até a universidade. Acredito fortemente que tal feito é uma medida que assegura a permanência estudantil e garante condições para que os alunos possam nos diversos campis terem um melhor aprendizado” afirmou o reitor.

“É um programa que acredito muito e tenho certeza que o governo do estado dará sequência a ele e expandirá seu alcance, e a UEMA é muito feliz por ser beneficiada com seus estudantes incluídos”

Click to open larger map

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br