Governo realiza oficina sobre mídia e racismo marcando o encerramento do projeto Juventude Viva.

Em 29/11/2019

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Extraordinário da Juventude (Seejuv), realizou na manhã de terça-feira (26), Oficina de Mídia e Racismo, na Casa do Maranhão, com debate amplo sobre racismo nas redes sociais, tendo à frente Ivana Braga, jornalista e mestre em Política Públicas.

Baseado no Projeto Juventude Viva, que visa sensibilizar os agentes institucionais e atores sociais no combate contra o racismo estrutural e institucional, a oficina trabalhou pautas relacionadas ao racismo e mídias, levantando discussões sobre como o negro é visto nas estruturas da sociedade. Os municípios de Açailândia, Bacabal, Caxias, Imperatriz e São José de Ribamar tiveram representação de seu Comitê Gestor Municipal, estruturado pelo Projeto Juventude Viva, com atuação Estadual, Municipal e Movimento Social, trabalhando em conjunto em prol da juventude negra.

A supervisora da Escola dos Conselhos da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Ivana Braga, debate o negro em sociedade, como sua realidade reflete nas mídias sociais e ressalta a importância da inserção da questão racial nas políticas públicas.

“A oficina é uma oportunidade de formuladores de políticas da juventude incorporarem a temática da questão racial nas políticas públicas, servindo tambem como estratégia de combater o racismo institucional” afirma a Supervisora.

Maria do Socorro Costa, coordenadora do projeto, enfatiza a importância da construção dessas políticas dentro do Estado.

“É importante trabalhar diretamente com pessoas que fazem parte do processo de construção das políticas para o município, onde se convive diariamente em comunidade. É muito importante, nesse sentido, você estar com um conjunto de Gestores que pensam a política entendendo o que é o racismo, e conhecer como a mídia mostra esse sistema de exclusão” concluiu a coordenadora.