Paço do Lumiar é o novo município a aderir ao Plano Juventude Viva

Em 18/11/2019

A Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) e Prefeitura de Paço do Lumiar realizaram, nesta quinta-feira (14), a cerimônia de adesão do município ao Plano Juventude Viva. O ato, que aconteceu no auditório da UEB Bandeira Tribuzi, reuniu representantes órgãos do estado, município e de movimentos sociais.

Com a assinatura do decreto, que institui o Comitê Municipal de Enfrentamento a Mortalidade da Juventude Negra de Paço do Lumiar, integra as ações do Plano Juventude Viva, que visa realizar ações afirmativas e políticas públicas de combate à mortalidade nos 9 municípios maranhenses considerados mais vulneráveis à juventude negra.

Os comitês municipais têm o objetivo de articular as ações, no município, de combate à mortalidade da juventude negra e construir e monitorar o Plano Municipal de Políticas Públicas de Enfrentamento a Mortalidade da Juventude Negra.

A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, explicou a importância dos municípios da Região Metropolitana de São Luís, que estão envolvidos no Plano Juventude Viva, fazerem a adesão e contribuírem na realização de políticas públicas que visam diminuir as vulnerabilidades.

“É importante a adesão dos municípios para que o plano Juventude Viva seja efetivado. Hoje, estamos em Paço do Lumiar firmando essa parceria que cumpri o nosso objetivo de ombreados estarmos juntos em prol da juventude negra luminense e maranhense. A assinatura do decreto vem fortalecer o propósito de criarmos juntos políticas públicas que veem a diminuir as vulnerabilidades da juventude” afirmou a secretária.

A prefeita de Paço do Lumiar, Paula de Azevedo, falou da necessidade de ampliar as políticas voltadas para a juventude e da importância de aderir ao Plano Juventude Viva. “Muito importante assinar este decreto criando o comitê. Será um trabalho em conjunto que terá resultados positivos para Paço do Lumiar e para todo o Maranhão. A Juventude precisa ser trabalhada, as políticas para a juventude precisam ser implantadas e ampliadas.” Afirmou.

“Iremos sair como uma caravana para estarmos levantando, nos bairros, as reais necessidades da juventude negra em nosso município. Infelizmente estamos dentro das 9 cidades com maiores índices de violência e de mortalidade da juventude negra; então iremos criar comitês dentro das comunidades, para estarmos elaborando planos que possam estar sendo implantados para nossa juventude luminense, descantando os bairros de Iguaíba e Pindoba” afirmou o coordenador de Juventude de Paço do Lumiar, Alex Garcez.