• Instagram

Governo do Estado abre consulta pública do Plano Estadual de Enfrentamento à Mortalidade Negra

Em 12/11/2019

JuventudePrancheta 2-100

Na fase final de implantação do Plano Juventude Viva no Maranhão, a Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) lança, para consulta pública, as propostas construídas pelos Comitês Municipais do Plano Juventude Viva e que irão compor o Plano Estadual de Enfrentamento à Mortalidade da Juventude Negra.

Após as formações e construções das propostas do Plano, realizadas nas cidades de Imperatriz, Açailândia, Caxias, Codó, Timon e Bacabal, os pareceres passarão por consulta pública nos municípios na grande Ilha de São Luís, com participação popular via plataforma do Participa MA.

A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, falou que a participação popular é um grande passo à efetivação do plano, pois, desta forma, a sociedade civil que está pautando iniciativas e ações que combatam as vulnerabilidades da Juventude Negra.

“O Plano se constitui de propostas de políticas públicas afirmativas que visam diminuir as vulnerabilidades à juventude negra maranhense, e a participação popular vem a legitimar esse importante instrumento. Levantando demandas, estratégias e ações que o Governo do Estado possa realizar com a participação cidadã da juventude”, afirmou a secretária.

O Plano Estadual de Enfrentamento à Mortalidade da Juventude Negra é constituído de propostas de políticas públicas em seis eixos: Assistência Social, Educação e Profissionalização, Saúde, Trabalho e Renda, Cultura e Esporte e o de Segurança Pública.

Como participar

O Plano está disponível na plataforma Participa MA (www.participa.ma.gov.br) até quinta-feira (14). Para as pessoas contribuírem, enviando comentário ou sugestão, basta clicar no botão “Próxima” na página inicial do Plano, localizado do lado direito. Nas próximas seções estão as propostas organizadas por eixo. Ao lado de cada proposta tem um botão para enviar comentário. Para participar é preciso fazer o cadastro na plataforma para entrar no sistema.

Click to open larger map

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br