Extensionistas da Caravana Juventude com Ciência levam ações para Santa Filomena do Maranhão

Em 8/11/2019

Secretária Tatiana Pereira agradeceu a acolhida da cidade aos participantes.

O município de Santa Filomena do Maranhão recebeu, nesta quarta (06) e quinta (07), a Caravana Juventude com Ciência, onde estão sendo realizadas oficinas e ações que contemplam a educação, trabalho e geração de renda. Os jovens extensionistas expuseram seus trabalhos para os alunos do Centro de Ensino Maria do Carmo Barbosa, localizado no Centro da cidade. Além da participação de seus alunos, a escola abriu as portas para a comunidade, permitindo interação nos espaços ofertados.

A Caravana Juventude com Ciência é uma agenda coletiva do Governo do Estado, entre a Secretaria Extraordinária da Juventude (Seejuv), Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Além das oficinas oferecidas pelos alunos bolsistas, a Caravana contou com a participação do Viva Procon (Balcão Cidadão) e da Força Estadual de Saúde.

Isadora Silva, da Secretaria Adjunta de Promoção do Plano Mais IDH, ressalta que uma das prioridades do Plano são o eixo de produção e renda e como os alunos bolsistas desenvolveram projetos voltados para geração de renda para os municípios do Mais IDH. “É interessante como os alunos bolsistas conseguem passar este conhecimento produzido para outros alunos e para a comunidade local as oportunidades que eles têm com os projetos desenvolvidos e como eles podem gerar renda” concluiu.

O jovens extensionistas de Buriticupu ensina a como confeccionar Sketchbooks.

A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, declara a importância do envolvimento dos alunos, com o pensamento de compartilhar ações na cidade. “Tenho certeza que quando se avalia os impactos deixados por estas ações direcionadas para a comunidade e do total envolvimento dos alunos, observamos a transformação de vida e que devemos, principalmente, construir esse olhar de transformação social do Maranhão, a partir da juventude” enfatizou a secretária.

Os projetos apoiados pelo Edital Juventude com Ciência, e que estão sendo realizados em Santa Filomena, são os cursos básicos Negócio Massoterapia e Implantação de Fossa Séptica Biodigestora como Alternativa para o Saneamento Básico do IFMA de Barra do Corda, Protagonismo Jovem no Fomento à Democratização da Ciência e das Possibilidades de Geração de Renda e Trabalho e Arte: em busca da construção cidadã, Projeto Cinerama, que é uma ação de cinema itinerante com a promoção de ciência e arte em comunidades maranhenses, e ações de saúde, realizados pelos jovens extensionistas do IFMA de Buriticupu.

Para os professores orientadores e os alunos extensionistas, a Caravana Juventude com Ciência é de grande relevância, onde tudo que se produziu no curso de extensão pode-se ser colocado em prática. “Estamos com um projeto de construção de Fossa Séptica, onde iremos ensinar como fazer a fossa corretamente. Os moradores estão acostumados a utilizar a fossa negra, que contamina o solo e os lençóis freáticos. Quando utilizamos os rejeitos de maneira adequada todos da comunidade ganham” disse Sara Silva, estudante do IFMA de Barra do Corda.

Os extensionistas de Buriticupu apresentam como fazer uma fossa séptica.

A professora Manuela Pessoa, do IFMA de Buriticupu, abordou a importância de fazer pesquisa e extensão no Ensino Médio e o quanto contribui no retorno para a sala de aula. “A pesquisa e extensão são uma base da nossa educação. Elas desenvolvem uma série de habilidades que os nossos alunos precisam. A gente trabalha com uma perspectiva bastante  humana. Esses dois dias de Caravana surgiram como oportunidade de pôr em prática tudo aquilo que foi desenvolvido, pesquisado e pensado para compartilhar com o município”, afirmou.

O prefeito de Santa Filomena, Idam Torres, destaca seu agradecimento com a chegada da Caravana Juventude com Ciência. “Meus agradecimentos para Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), ao Governo de Estado, pela atividade realizada no município. Os alunos e a comunidade estão encantados com os projetos apresentados e, com certeza, irão contribuir para a formação dos nossos jovens e da nossa comunidade” concluiu o prefeito.