• Instagram

Mesa Diretora do Conselho Estadual da Juventude é eleita com união dos movimentos juvenis

Em 7/10/2019

Mesa diretora do Conselho Estadual da Juventude (Foto: Divulgação)

A nova mesa diretora que irá coordenar o Conselho Estadual da Juventude (Cejovem), no primeiro ano do biênio 2019/2021, foi eleita com união dos movimentos juvenis que formam o conselho. A escolha aconteceu em reunião geral, realizada após a posse que aconteceu, na quarta-feira (2) no Palácio dos Leões, realizada pela Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).

Conforme a legislação do Cejovem, a presidência do conselho será dada de forma alternada, entre o poder público e a sociedade civil. Em aclamação entre os conselheiros e destacando o engajamento dos movimentos juvenis pela reativação do espaço, a primeira mesa diretora foi totalmente formada pela sociedade civil.

Composta pela Presidência, Vice-presidência e Secretária-geral, a mesa diretora tem como atribuição coordenar e articular as atividades referentes à atuação do conselho. Foram eleitos para o primeiro ano do biênio Luis Eduardo Correia, da União Nacional dos Estudante, como presidente; Denise Duarte, da Central Estudantil Secundarista, como vice-presidente; e Carlos Augusto Alves, do Coletivo para Todos, como secretário-geral.

Membros da mesa diretora

Cejovem e movimentos juvenis (Foto: Divulgação)

Luís Eduardo Corrêa, 23 anos, de São Luís, estudante de Jornalismo na UFMA. Começou a militância juvenil no movimento estudantil secundarista, presidindo o Grêmio Estudantil do CE Liceu Maranhense em 2013. Na universidade foi coordenador geral do DCE UFMA, eleito nas ocupações de 2016. Hoje é diretor de Relações Internacionais da União Nacional dos Estudantes (UNE), atua em acompanhar as articulações da UNE no Maranhão.

Denise Duarte é de Central do Maranhão, bacharel em Administração, tem 25 anos, estuda Teatro na Universidade Federal do Maranhão e atualmente reside e atua nas lutas sociais do bairro Vila Embratel, em São Luís. Iniciou sua militância no ensino médio, representando sua escola e cidade participando de eventos em vários estados. Hoje é presidente da Central Estudantil Secundarista (CES), representante nacional do coletivo Reiventar, líder do comitê Meninas do Brasil e da direção estadual e nacional da Juventude Socialista PDT.

Carlos Augusto Alves, estudante de Educação Física na UFMA, 23 anos, de São Luís. Quando cursava História na UEMA, em 2012, ajudou a construir o Diretório Central dos Estudantes, engajando na luta e construção dos movimentos estudantis, culturais e esportivos. Atuou nos movimentos em defesa da democracia e dos direitos a mobilidade da juventude, junto ao Coletivo Para Todos, onde atua como coordenador.

Click to open larger map

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br