• Instagram

Pluralidade juvenil é destaque na nova composição do Conselho Estadual da Juventude

Em 4/10/2019

Posse dos Conselheiros de Juventude (Foto: Kleilson Nunes)

Em ato solene realizado na tarde da última quarta-feira (02), o vice-governador, Carlos Brandão, e a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, deram posse aos 60 conselheiros para o biênio 2019/2021, do Conselho Estadual da Juventude (Cejovem). A solenidade aconteceu no Salão de Atos do Palácio dos Leões e contou com a presença de diversos movimentos juvenis, das diversificadas formas de organização da Juventude Maranhense.

Alterada pela Lei nº 11.065, de 11 de julho de 2019, a forma de escolha das entidades da sociedade civil passou a ser por segmento. O pedido de alteração feito pelo Governo do Estado enfatiza o compromisso com a participação de todos os segmentos de organização da juventude.

Compõem o Cejovem entidades dos segmentos juventude rural, juventude com deficiência, juventude LGBT, juventude feminista, juventude indígena, juventude universitária, juventude religiosa, juventude secundarista, juventude negra, juventude partidária e juventude do movimento de cultura e esporte.

Representando todos os Conselheiros de Juventude empossados na solenidade, Joseana Lemos, conselheira, pelo segmento dos jovens com deficiência, pontuou a importância que é a diversidade e o respeito às várias formas de organização da juventude, principalmente os jovens maranhenses que têm deficiências. “A gente luta contra essas barreiras e obstáculos. Principalmente as barreiras atitudinais, que são ocasionadas pelo preconceito e pela discriminação. Estamos juntos nesta diversidade e acredito que um dia, não precisemos mais lutar por espaços, e que o hábito de respeito pela diversidade seja sempre presente”, disse Joseana Lemos.

A Secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, enfatiza que é fundamental ter um conselho plural e reorganizado como defensor da juventude maranhense. “Temos a certeza que o Cejovem tem um papel fundamental de protagonizar ações de pensar e reformular as políticas públicas de juventude, principalmente com a participação dos segmentos juvenis, que possam contribuir com esse grande processo de mudança que está acontecendo no Maranhão” afirmou a secretária.

Posse dos Conselheiros de Juventude (Foto: Nael Reis)

Carlos Brandão, vice-governador, pontuou que o conselho, que é organizado com as diversas expressões juvenis, se torna referência para todo o País. Ressaltou, ainda, que a união da juventude é importante instrumento para que o Sistema Estadual da Juventude fosse reativado.

“Demos posse ao novo Conselho Estadual da Juventude, como um conselho diferenciado. Neste governo nós alteramos a legislação, mandamos para o legislativo, aprovado e sancionado, criando um conselho com a participação da sociedade civil, organizada nos diversos segmentos juvenis. De forma que temos um conselho mais democrático, mais plural, onde todas as pessoas têm a oportunidade de opinar e apresentar suas sugestões”, concluiu o vice-governador, Carlos Brandão.

Click to open larger map

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br