• Instagram

Festival e torneios esportivos marcam encerramento da Semana Estadual da Juventude

Em 20/08/2019

O festival reuniu artísticas jovens maranhenses e lotou a praça Nauro Machado

A 1ª Semana Estadual da Juventude do Maranhão, realizada de 12 a 18 de agosto, chegou à marca de 30 municípios e mais de 10 mil jovens alcançados diretamente com as ações realizadas durante 7 dias. A Semana foi realizada pela Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) e o encerramento marcado por ato celebrativo na Feirinha São Luís, no domingo (18). A ocasião contou com cultura, agricultura familiar, gastronomia, além panfletagem sobre os projetos do Governo do Maranhão para a juventude.

A secretária Tatiana Pereira agradeceu pelo êxito da Semana Estadual da Juventude

A secretária Tatiana Pereira agradeceu pelo êxito da Semana Estadual da Juventude

Tatiana Pereira, secretária de Estado da Juventude, abordou a realização da Semana Estadual da Juventude como um marco fundamental de diálogo com a juventude do Maranhão e dos programas que o Governo do Estado realiza para esse público. “Outra coisa a ser ressaltada é que a semana trabalhou várias vertentes da forma que a juventude se organiza. Temos jovens que fizeram a formação sobre gestão pública, sobre SINCONV, elaboração de projetos. Tiveram aqueles que foram para o festival e outros para atividades esportivas. Então, conseguimos ter leques de atuação diferenciadas, porque sabemos o quanto é importante dialogar com os vários segmentos da juventude” concluiu.

Joyce Fernandes, jovem no município de São Mateus, destacou que as atividades foram bastante produtivas. “Aprendemos muitas coisas sobre as políticas públicas para a juventude e conhecemos os projetos voltados para nós, que são muitos”, afirmou.

Mídia e Ativismo

O bate papo aconteceu no auditório da Casa do Tambor de Crioula na tarde da última sexta-feira (16), com integrantes do Mídia Ninja, que expuseram como fazem comunicação livre, democrática e participativa. O evento reuniu jovens estudantes de comunicação, gestores de juventude, movimentos sociais e interessados na temática.

Festival da Juventude

A praça Nauro Machado em São Luís ficou repleta, na sexta-feira (16), para o Festival da Juventude. Andrey & Igor e banda, DJ Marley, DJ Collis, Emne Paixão e Cajuína Roots subiram no palco da com músicas e ritmos totalmente voltados para os jovens. Todas as apresentações foram locais, potencializando os talentos maranhenses.

Torneios Esportivos

Já o fim de semana contou com torneios esportivos nos bairros do Anjo da Guarda e Coroadinho. No Anjo da Guarda, aconteceu o torneio de futebol de campo, na manhã do sábado (17) e reuniu mais de 30 adolescentes e jovens das comunidades. À tarde, foi a vez do Coroadinho receber a atividade; esta como torneio de Beach Soccer Feminino, reunindo vários times de jovens mulheres.

A líder comunitária do Coroadinho, Alice Dias, enfatizou a realização do torneio de beach soccer feminino com uma grande oportunidade para os times femininos da comunidade.  “Todos gostaram da atividade. As meninas do bairro ficaram muito felizes, pois inciativas como estas só tem a acrescentar à comunidade e apoio às mulheres no esporte” finalizou.

Click to open larger map

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br