Seminário Estadual de Políticas Públicas para Juventude abordou debates e formações para lideranças juvenis

Em 17/08/2019

Seminário contou com a participação de 30 municípios

Seminário contou com a participação de 30 municípios (Foto: Kleilson Nunes)

Com o objetivo de promover formação e debate entre lideranças e atores do Sistema Estadual de Juventude, a Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) realizou o Seminário Estadual de Políticas Públicas para Juventude nos dias 15 e 16 deste mês, no auditório do IFMA Centro Histórico, em São Luís.

Participaram do seminário lideranças de movimentos juvenis, gestores municipais de juventude de 30 municípios, estudantes e servidores públicos estaduais. O Seminário integra a Semana Estadual da Juventude.

A programação contou com um painel sobre políticas públicas e juventude, com a explanação da Secretária Estadual da Juventude, Tatiana Pereira, abordando os principais programas do Governo do Maranhão que estão sendo executados e vem beneficiando os jovens de todo território maranhense. O secretário Estadual das Cidades, Rubens Pereira Jr, falou sobre como as políticas públicas tem a participação e a transversalidade com a juventude, enfatizando como as ações interferem positivamente na vida dos jovens.

O Seminário abordou o Plano Juventude Viva, política de combate às vulnerabilidades juvenis, apresentando os dados da pesquisa realizada nas 9 cidades do estado que integram o Plano. Na oportunidade foi debatido como esses dados podem auxiliar todos os municípios maranhenses na elaboração e execução de políticas públicas de enfrentamento a mortalidade da juventude.

Formação sobre elaboração dos projetos e captação de recursos

A equipe do ProMunicípios, da Secretaria de Estado de Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap) realizou uma oficina teórica e prática sobre elaboração de projetos e captação de recursos para os municípios, através de ferramentas como a plataforma do SINCONV.

Lilian Barrada, representante do município de Matinha, enfatizou a importância da formação para os gestores gerenciarem os projetos nos municípios. “A oficina de Elaboração de Projetos foi muito importante e de grande aprendizado na concepção de projetos e gerenciamento dos mesmos”, declarou.

Tatiana Pereira, secretária de Estado da Juventude, destacou a realização do Seminário na Semana Estadual da Juventude, como um marco para consolidações das políticas públicas do Governo do Maranhão e de formação dos gestores de juventude.

“O seminário aconteceu no processo formativo, na consolidação das ações do Estado e das prefeituras em uma parceria de grande relevância. A realização dessas ações é importante para consolidar as ações do governo sobre a importância de investir na juventude e na garantia dos direitos da juventude do Maranhão”, informou.