• Instagram

Ato político “Juventudes e Políticas Públicas” é realizado durante a Semana Estadual da Juventude

Em 15/08/2019

Evento reuniu movimentos juvenis e gestores municipais de juventude (Foto: Divulgação)

Evento reuniu movimentos juvenis e gestores municipais de juventude (Foto: Divulgação)

Como parte da programação da Semana Estadual da Juventude, o ato político “Juventude e Políticas Públicas” foi realizado na quarta-feira (14), no auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), em São Luís.

O evento, organizado pela Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), reuniu diversos movimentos juvenis e gestores municipais de juventude que pautaram as políticas públicas efetivadas no estado.

Participaram da solenidade de abertura da Semana, a secretária de Estado Extraordinária da Juventude, Tatiana Pereira; secretários de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, e o de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro; a deputada estadual Daniella Tema e o deputado estadual Duarte Jr.

Presentes, também, o presidente da Juventude Socialista do Partido Democrático Trabalhista (JS-PDT), Dennis Ribeiro; a diretora da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Luiza Coelho; e o secretário de Juventude do município de São Mateus do Maranhão, Altemir Aragão.

Tatiana Pereira ressaltou os programas e projetos que o Governo do Maranhão realiza priorizando a juventude, como o Cartão Transporte Universitário, Cidadão do Mundo, Juventude com Ciência e Praças da Juventude.

“O Governo do Estado vem potencializando, cada vez mais, as políticas públicas para a juventude maranhense. Dialogar, construir, monitorar e efetivar as políticas junto com a juventude é a forma democrática de participação e respeito a pluralidade juvenil”, enfatizou a secretária.

“O Ato político da Semana Estadual da Juventude foi um marco representativo que contou a presença de várias lideranças juvenis, movimentos e municípios e efetivou a importância de termos a lei que institui a semana”, afirmou a secretária de juventude.

O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, chamou a atenção para o papel da juventude no processo de defesa da democracia no país. “A juventude sempre foi protagonista em diversos momentos da democracia brasileira; isso nos motiva a continuar desenvolvendo políticas públicas para esse público, estadualizar municipalizar essas políticas.”

Autora da Lei 11.082, que institui a Semana Estadual da Juventude, a deputada Daniella Tema felicitou a presença dos movimentos juvenis e dos municípios presentes no ato.

Secretária Tatiana Pereira falou dos projetos do Governo do Estado para a juventude (Foto: Divulgação)

Secretária Tatiana Pereira falou dos projetos do Governo do Estado para a juventude (Foto: Divulgação)

“Para mim é um motivo de muita alegria poder ver o que, um dia, foi um projeto tão bem planejado e que, hoje, está entrando em vigor em um espaço tão curto de tempo; vemos um grande evento, uma grande mobilização para a Semana Estadual da Juventude, projeto este que só tem a crescer. Serão discutidos temas pertinentes para a juventude, com a juventude e que breve estaremos colhendo os frutos”, afirmou a parlamentar.

A presidente da Central Estudantil Secundarista, Denise Duarte, disse que a realização da Semana Estadual da Juventude é muito importante por ser, também, um espaço de debate das políticas públicas voltadas à juventude. “Não podemos deixar este momento sem aplausos, sem ir para as bases, levar mais avanços para a juventude, mais educação, projetos que envolvam os jovens do nosso estado. E este momento vem reafirmar este desejo de criar mais políticas públicas para a juventude”, afirmou.

Click to open larger map

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br