• Instagram

Atividades culturais, esportivas e debates movimentam Semana Estadual da Juventude

Em 10/08/2019

Uma semana inteira de atividades culturais, esportivas e de debates sobre políticas públicas voltadas para o público jovem. Esse é o objetivo da 1ª Semana Estadual da Juventude do Maranhão, que será realizada de 12 a 18 de agosto, em São Luís.

A 1ª Semana Estadual da Juventude é resultante de Lei 11.082, sancionada no dia 24 de julho deste ano, que instituiu o encontro no calendário oficial de eventos anuais do Governo do Maranhão.

O objetivo é ampliar o diálogo com a juventude maranhense, por meio da promoção de atividades diversas de cultura, esportes e lazer, além do estímulo ao debate sobre sexualidade, drogas, educação, trabalho e sobre políticas públicas.

Responsável pela coordenação da semana, a Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) preparou uma programação diversificada para esta primeira edição do evento.

Para a secretária de Juventude, Tatiana Pereira, a semana será um espaço plural, fruto da representatividade da juventude maranhense.

“A Semana vai garantir tanto o debate das políticas de juventude como também realizar espaços formativos. Temos uma agenda bem diversa, que vai desde a questão e formação política, até as atividades esportivas e culturais. Isso mostra a dimensão que é a juventude. Com certeza vai ser lindo esse momento”, ressalta a gestora.

Políticas Públicas

Um dos motes para a criação da Semana Estadual da Juventude é dar eficácia e aplicabilidade ao Plano Estadual da Juventude e incentivar a participação de jovens em espaços políticos, como o Seminário Estadual de Políticas Públicas para a Juventude, encontro que integra a programação da Semana Estadual da Juventude. Haverá debates no auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus São Luís – Centro Histórico, durante toda a quinta-feira (15) e na manhã da sexta-feira (16).

Bate-papo

A Semana Estadual da Juventude vai contar ainda com bate-papo, na sexta-feira (16), sobre comunicação e ativismo com integrantes da Mídia Ninja, rede de comunicação descentralizada, que busca novas formas de produção e distribuição de informação, a partir das novas tecnologias e por meio de uma lógica colaborativa.

O bate-papo com a Mídia Ninja acontece na sexta-feira no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, no Centro Histórico de São Luís.

Cultura, Esporte e Lazer

Dentro da programação cultural da Semana Estadual de Juventude, a Seejuv preparou o Festival da Juventude, com atrações culturais na sexta-feira (16), a partir das 19h, na Praça Nauro Machado; e na Feirinha São Luís Especial da Juventude, que será realizada no domingo (18), na Praça Benedito Leite.

Na segunda-feira (12), os jovens vão participar de uma atividade sobre o mercado de trabalho desenvolvida em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), no Centro de Tambores de Mina Ashé Ilê Ogum Sogbô, a partir das 15h, no bairro Liberdade.

Já as práticas esportivas são o ponto forte da programação na tarde do sábado (17), quando serão realizados os Torneios da Juventude nas comunidades do Coroadinho e Anjo da Guarda.

Click to open larger map

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br