Governo do Estado realiza formação do Comitê Municipal do Plano Juventude Viva em Caxias

Em 5/07/2019

A Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv) realiza, na cidade de Caxias, a atividades de formação do Comitê Municipal de Enfrentamento à mortalidade da Juventude Negra. O evento começou nesta sexta-feira (05) e prossegue até sábado (06), na Escola Municipal Ruy Frazão. O objetivo é proporcionar espaços de debate sobre o diagnóstico, construção de ideias e ações que subsidiarão o Plano Estadual do Juventude Viva, com foco no combate à mortalidade e ao racismo institucional.

O comitê é formado por movimentos sociais, principalmente movimentos da juventude negra, secretarias da gestão municipal e estadual. A coordenadora do projeto na Seejuv, Socorro Costa, enfatiza que realizar formações com o intuito de promover discussão e participação popular, bem como ouvir a população negra e o território onde vivem é o essencial para as construções e efetivações das Políticas Públicas para o segmento.

IMG_20190705_115802

Apresentação do comitê municipal do Juventude Viva em Caxias

A estudante Iasmin Ramos considera a importância da formação e de levar o debate para toda a sociedade. “Sou uma jovem mulher negra e estar aqui, representando a minha população, é uma responsabilidade muito grande, porém preciso ocupar esses espaços com meus pares. Estamos falando de uma população negra que está sendo exterminada, de diversas formas, e não podemos aceitar que a nossa população seja morta simplesmente por sua existência e sua identidade” disse.

A coordenadora Municipal de Juventude Kátia Braga, disse que a capacitação está sendo muito importante para Caxias. “Além da possibilidade da formação dos integrantes do comitê, abrimos um processo de multiplicação que vai nos possibilitar chegar às bases, as periferias, chegar aonde realmente a gente precisa atingir, que é as juventudes em estado de vulnerabilidades”, afirmou. Ela informou que o próximo passo é que com o protagonismo da juventude, fazer a construção do plano municipal.