Governo e jovens universitários de Codó debatem Cartão Transporte Universitário

Em 6/06/2019

A Secretaria de Estado da Juventude se reuniu na tarde de ontem (5) com estudantes universitários do município de Codó que diariamente fazem o trajeto até Caxias para cursar o ensino superior. O encontro aconteceu no auditório da Unidade Vocacional do IEMA e foi mobilizada pela superintendência municipal de juventude.

A pauta foi o programa Cartão Transporte Universitário, que tem como objetivo subsidiar com bolsa única de R$ 800,00 por semestre os estudantes universitários que estudam a 100 km de sua residência, somados ida e volta. Na oportunidade os estudantes puderam esclarecer dúvidas sobre como se inscreverem no programa. O secretário de Juventude, André Vitral, reafirmou com os estudantes o compromisso do Governo do Estado com a assistência estudantil e que a participação dos mesmos nos programas é de suma importância para que as políticas publicas sejam realmente efetivas.

Alguns estudantes presentes no encontro que já foram beneficiados com o programa, compartilharam como a bolsa os ajudou no andamento do curso. Um deles é a jovem Laiane Lopes, que já foi beneficiada em duas edições do programa e afirmou que o benefício a ajudou muito a custear as mensalidades do ônibus que a leva até a faculdade. “Temos muito gastos durante a faculdade para realizar o sonho da graduação e esse benefício auxilia muito os estudantes de Codó quanto de outras regiões”, contou a estudante.

O estudante de Direito Lucas Matheus classificou o benefício como uma importante ação de estado para garantir com que o estudante continue na faculdade. O superintendente municipal de juventude, Valdeci Calixto, pontou que o programa traz muitas esperanças em poder angariar o tão sonhado diploma de graduação.

“Em Codó são mais de 500 jovens que fazem o trajeto diário até Caxias e o programa Cartão Transporte Universitário traz a transferência de oportunidades, no sentido com que o estudante possa ter autonomia de se locomover”, concluiu o superintendente, afirmando que o programa faz verdadeiramente equidade social e incentiva com que mais estudantes tenham acesso ao ensino superior.

Inscrições no Cartão Transporte Universitário

O programa, que está em sua quinta edição, foi criado em 2017 e já beneficiou mais de 3 mil estudantes maranhenses de 157 municípios do estado. O edital 2019.1 beneficiará mil estudantes e as inscrições podem ser feitas até o dia 15 de junho, no site juventude.ma.gov.br.