• Instagram

Secretaria de Juventude realiza ações de mobilização no Iema para os editais destinados à juventude.

Em 24/05/2019

A Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) e o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) realizaram, na quarta (22) e quinta-feira (23), mobilização e divulgação dos editais Cartão Transporte Universitário, Geração Ciência e Juventude com Ciência nas unidades plenas do instituto nos municípios de Bacabeira e Pindaré-mirim.

Aluna Elaine Benício, da UP de Pindaré-Mirim, fala de sua experiência com Ciência

Aluna Elaine Benício, da UP de Pindaré-Mirim, fala de sua experiência com Ciência

O secretário de Juventude em exercício André Vitral, participou das duas mobilizações e o reitor do Iema, Jhonatan Almada, esteve presente na mobilização na UP de Bacabeira.

André Vitral apresentou, aos alunos e professores, os objetivos dos editais, como se inscrever, quem pode participar e enfatizou que encontrou uma juventude animada e protagonista do processo proporcionando uma ampla participação nos editais, além de garantir o direito de transporte aos estudantes que moram em outra cidade.

Os Editais Juventude com Ciência e Geração Ciência são realizados em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e destinados a subsidiar projetos de pesquisa e extensão no ensino médio, contribuindo para que estudantes da rede pública possam desenvolver projetos que contribuam para melhoria dos indicadores sociais do Maranhão.

O reitor do Iema, Jhonatan Almada, afirmou que esses projetos são necessários para o desenvolvimento do ensino e dos estudantes. “A pesquisa e a extensão são duas dimensões que enriquecem o ensino. O ensino sem a pesquisa não consegue avançar na produção do conhecimento, e o ensino sem a extensão não consegue apresentar sua finalidade social, que é devolver a sociedade o investimento na educação” disse o reitor.

Jhonatan Almada destacou que, para o Iema, participar dos editais fortalece a dimensão da pesquisa e da extensão no instituto e é um grande estímulo aos professores e alunos a desenvolverem projetos que possam devolver socialmente os investimentos feitos.

Para a aluna Kessia Karolayne, do curso de Mineração, é uma oportunidade muito grande de poder colocar em prática tudo o que aprende na unidade, abrangendo o conhecimento em busca de uma solução para resolver algum problema social.

O Programa Cartão Transporte Universitário tem o objetivo de auxiliar, com bolsa de R$ 800,00, estudantes que percorrem diariamente uma distância igual ou maior a 100 km (somados ida e volta), do município que moram até o município que estudam.

Yan Mendes, liderança jovem do município de Bacabeira, destaca a importância do programa para os jovens universitários da região do Munim. “Temos um número muito grande de jovens que estudam em São Luís e a bolsa vem para ajudar aos jovens para que possam continuar seus estudos na universidade”.

Click to open larger map

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br