• Instagram

Editais Geração Ciência e Juventude com Ciência estimulam estudantes a produzir pesquisas

Em 6/05/2019

Os dois editais foram elaborados pela FAPEMA em conjunto com a Secretaria Extraordinária da Juventude (SEEJUV) e no edital Juventude com Ciência também participou da elaboração a Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP)

 

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), está estimulando jovens estudantes no processo de produção do conhecimento científico e no desenvolvimento de projetos de caráter extensionista que contribuam para melhoria dos indicadores sociais do Maranhão. O estímulo se dá por meio de editais que estão com inscrições abertas no site da Fundação. As chamadas públicas Geração Ciência e Juventude com Ciência somam recursos de mais de R$ 1, 3 milhão. Os dois editais foram elaborados pela FAPEMA em conjunto com a Secretaria Extraordinária da Juventude (SEEJUV) e no edital Juventude com Ciência também participou da elaboração a Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP). Todas as informações sobre como submeter proposta aos editais, que estão abertos até o dia 13 de junho, estão disponíveis no endereço www.fapema.br, no link editais.

O Edital Geração Ciência visa estimular a juventude na produção do conhecimento científico ao contribuir para o processo de formação acadêmica dos estudantes das instituições públicas de ensino médio e técnico, sediadas no Maranhão. As propostas submetidas ao edital devem ser inscritas por um professor proponente que poderá apresentar até quatro alunos para atuar na pesquisa com direito à bolsa por meio do edital.

Com a iniciativa, o Governo do Estado contribui para a formação acadêmico-científica de estudantes de escolas públicas do ensino médio e técnico, por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa; promove o interesse dos jovens estudantes pela pesquisa no campo da ciência e tecnologia, despertando a curiosidade investigativa e o aprimoramento de métodos científicos, bem como incentiva o envolvimento de professores da rede pública de ensino médio e técnico para a produção de conhecimento científico, contribuindo com o processo de formação dos estudantes.

JUVENTUDE COM CIÊNCIA

Com o lançamento do Edital Juventude com Ciência o Governo contribui para a formação de estudantes vinculados às instituições de ensino da rede pública, por meio da mobilidade acadêmica, para o desenvolvimento de projetos de caráter extensionista que contribuam para melhoria dos indicadores sociais do Maranhão.

“Combater as desigualdades de nosso estado, possibilitando a participação de estudantes da rede pública na construção de alternativas para o problema, é uma iniciativa pioneira no país e bastante promissora. Acreditamos que o conhecimento da realidade e a ousadia e criatividade próprias dos jovens podem nos mostrar caminhos consistentes de enfrentamento à extrema pobreza no Maranhão”, destacou o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves ao falar sobre a importância do edital Juventude com Ciência.

A proposta do edital é contribuir para o engajamento de estudantes das redes de ensino  público, das escolas do ensino médio ou técnico, por meio do desenvolvimento de projetos de extensão; despertar o interesse para a pesquisa e desenvolver habilidades científicas por meio da mobilidade acadêmica dos estudantes do Maranhão. Com a iniciativa, o Governo do Estado incentiva o envolvimento de professores das redes de ensino público com a ciência, a tecnologia e a inovação, contribuindo com seu processo de formação a partir das experiências concretas, bem como sensibilizar as lideranças comunitárias e gestores dos 30 municípios do Plano Mais IDH   para   a   importância   das   atividades   desenvolvidas   pelo   Programa,   na   perspectiva   de melhoria das que foram definidas como áreas prioritárias.

Edital Juventude Com Ciência

Edital Geração Ciência

Click to open larger map

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br