• Instagram

Editais Geração Ciência e Juventude com Ciência estimulam estudantes a produzir pesquisas

Em 6/05/2019

Os dois editais foram elaborados pela FAPEMA em conjunto com a Secretaria Extraordinária da Juventude (SEEJUV) e no edital Juventude com Ciência também participou da elaboração a Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP)

 

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), está estimulando jovens estudantes no processo de produção do conhecimento científico e no desenvolvimento de projetos de caráter extensionista que contribuam para melhoria dos indicadores sociais do Maranhão. O estímulo se dá por meio de editais que estão com inscrições abertas no site da Fundação. As chamadas públicas Geração Ciência e Juventude com Ciência somam recursos de mais de R$ 1, 3 milhão. Os dois editais foram elaborados pela FAPEMA em conjunto com a Secretaria Extraordinária da Juventude (SEEJUV) e no edital Juventude com Ciência também participou da elaboração a Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP). Todas as informações sobre como submeter proposta aos editais, que estão abertos até o dia 13 de junho, estão disponíveis no endereço www.fapema.br, no link editais.

O Edital Geração Ciência visa estimular a juventude na produção do conhecimento científico ao contribuir para o processo de formação acadêmica dos estudantes das instituições públicas de ensino médio e técnico, sediadas no Maranhão. As propostas submetidas ao edital devem ser inscritas por um professor proponente que poderá apresentar até quatro alunos para atuar na pesquisa com direito à bolsa por meio do edital.

Com a iniciativa, o Governo do Estado contribui para a formação acadêmico-científica de estudantes de escolas públicas do ensino médio e técnico, por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa; promove o interesse dos jovens estudantes pela pesquisa no campo da ciência e tecnologia, despertando a curiosidade investigativa e o aprimoramento de métodos científicos, bem como incentiva o envolvimento de professores da rede pública de ensino médio e técnico para a produção de conhecimento científico, contribuindo com o processo de formação dos estudantes.

JUVENTUDE COM CIÊNCIA

Com o lançamento do Edital Juventude com Ciência o Governo contribui para a formação de estudantes vinculados às instituições de ensino da rede pública, por meio da mobilidade acadêmica, para o desenvolvimento de projetos de caráter extensionista que contribuam para melhoria dos indicadores sociais do Maranhão.

“Combater as desigualdades de nosso estado, possibilitando a participação de estudantes da rede pública na construção de alternativas para o problema, é uma iniciativa pioneira no país e bastante promissora. Acreditamos que o conhecimento da realidade e a ousadia e criatividade próprias dos jovens podem nos mostrar caminhos consistentes de enfrentamento à extrema pobreza no Maranhão”, destacou o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves ao falar sobre a importância do edital Juventude com Ciência.

A proposta do edital é contribuir para o engajamento de estudantes das redes de ensino  público, das escolas do ensino médio ou técnico, por meio do desenvolvimento de projetos de extensão; despertar o interesse para a pesquisa e desenvolver habilidades científicas por meio da mobilidade acadêmica dos estudantes do Maranhão. Com a iniciativa, o Governo do Estado incentiva o envolvimento de professores das redes de ensino público com a ciência, a tecnologia e a inovação, contribuindo com seu processo de formação a partir das experiências concretas, bem como sensibilizar as lideranças comunitárias e gestores dos 30 municípios do Plano Mais IDH   para   a   importância   das   atividades   desenvolvidas   pelo   Programa,   na   perspectiva   de melhoria das que foram definidas como áreas prioritárias.

Edital Juventude Com Ciência

Edital Geração Ciência

Rua do Egito, 207, Centro. São Luís - MA CEP: 65010-190

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br