• Instagram

Protagonistas, jovens parlamentares e embaixadores têm reunião com Flávio Dino

Em 12/03/2019

Apesar da pouca idade, a consciência política e a atitude socialmente engajada são uma realidade para Amanda Barros, Graciele da Silva, Maria Regina, Paulo Victor Abreu e Wellington Fernando.

Estudantes da rede estadual de ensino em diferentes municípios maranhenses, eles foram selecionados para os Programas Parlamento Jovem Brasileiro, Jovem Senador e Jovens Embaixadores. Nesta segunda-feira (11), apresentaram ao governador Flávio Dino os resultados da participação nos programas gerenciados pela Secretaria de Educação. O encontro aconteceu no Palácio dos Leões.

“O projeto me possibilitou conhecer mais sobre política, mudar meu ponto de vista, comecei a ver como a política é importante e o quanto a participação do jovem na política é importante também”, disse Maria Regina Lima da Silva.

Selecionada para o Jovem Senador 2018, a aluna do Centro de Ensino Integral Raimundo Araújo, de Chapadinha, destacou o papel dos jovens na construção do país: “Temos nossa opinião e nossa influência e, através disso, podemos conseguir um país melhor para todos”.

Projetos

No Parlamento Jovem Brasileiro, os estudantes selecionados vivenciam o processo democrático com a participação de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Os jovens tomam posse e atuam como deputados, apresentando projetos de que tenham impacto local e também nacional.

Wellington Fernando dos Santos Menezes, estudante de Bacabal que representou o Maranhão na experiência, escolheu oferecer curso de Primeiros Socorros nas escolas de Ensino Médio no país.

“Eu fiz algumas pesquisas e percebi que a saúde pública no Brasil não andava muito bem pelo atraso no atendimento, falta de profissionais… Pensei na ideia de preparar os alunos para agir em ocasiões como essa, melhorando assim a saúde pública e até melhorando as condições de vida”, explicou o estudante do Centro de Ensino Maria Casemiro Soares.

Faróis

O governador Flávio Dino, que recebeu os estudantes e ouviu os relatos, projetos e os sonhos de carreira de cada um, destacou o papel dos alunos como “faróis”, orientadores para os demais jovens da rede de ensino.

“Vocês agora são referências, faróis para ajudar outros jovens como vocês a sonharem, acreditarem também, vocês conseguem”, disse.

Ele também ressaltou a importância dos investimentos em educação, como o Programa Escola Digna, que já construiu e reformou mais de 800 escolas em todo o estado.

“O fato de a gente conseguir que esses jovens, com essas vivências e experiências, adquiram todo esse conhecimento faz a gente acreditar que é possível e como é um caminho certo investir na educação”, completou.

O secretário Adjunto de Educação, Anderson Lindoso também participou da ocasião. Ao final da reunião, os estudantes receberam placas de homenagens entregues pelo governador do estado.

Click to open larger map

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br