Governo visita futuras instalações do Centro de Referência da Juventude e Inovação em São Luís

Visita ao CRJI

Uma comitiva do Governo do Maranhão realizou, nesta terça-feira (6), uma visita às futuras instalações do Centro de Referência de Juventude e Inovação (CRJI), no Bairro de Fátima, em São Luís. Na ocasião, foi verificado o andamento das obras de adequação do prédio da antiga Unidade de Educação Básica Antônio Jorge Dino. A comitiva foi formada pelos secretários estaduais Francisco Gonçalves (Direitos Humanos e Participação Popular) e Tatiana Pereira (Juventude), pela assessora especial do Governo, Virgínia Andrade, dentre outros membros das duas secretarias estaduais.

Com recursos do Orçamento Participativo, o prédio onde funcionou a Unidade de Educação Básica Antônio Jorge Dino está sendo totalmente reformado para receber o CRJI, que vai oportunizar aos jovens de toda Região Metropolitana, dentre outros serviços, formação profissional, produção de conhecimento e estímulo à criatividade e inovação, além de atividades culturais, artísticas e esportivas, graças a uma articulação entre vários órgãos governamentais que dispõem de serviços para a juventude.

“Esse espaço é o resultado de algo que foi sonhado e pensado pela juventude, quando os jovens se mobilizaram para incluir nas prioridades do Orçamento Participativo esse Centro de Referência. E, com certeza, será um produto que entrará para a história do nosso estado, porque beneficiará cerca de 2 mil jovens mensalmente, com todos os serviços que serão oferecidos”, destacou a secretária Tatiana Pereira.

Visita ao CRJI

Ainda de acordo com a secretária, a construção do Centro de Referência de Juventude e Inovação é um marco muito importante no desenvolvimento das políticas públicas de juventude, que tiveram um avanço significativo nos últimos quatro anos, com ações, projetos e programas que beneficiam mais de 100 mil jovens em todo o estado.

O secretário Francisco Gonçalves ressaltou que o futuro equipamento abrigará diversos serviços para a juventude. “Esse equipamento é uma ferramenta fruto da participação popular, que vai abrigar e concentrar nesse espaço, todos os serviços oferecidos pelo Governo do Estado para a juventude nas áreas de educação, cultura, formação e qualificação profissional, dentre outros serviços”, comentou.

Orçamento Participativo

O Centro de Referência da Juventude e Inovação é um dos resultados das Escutas Territoriais e do Orçamento Participativo, realizadas em 2016. Durante a votação das ações prioritárias para o PPA desse ano, a proposta do CRJI foi eleita com 2.742 votos, o que possibilitou sua previsão no Plano Plurianual (PPA) para 2017.

Centro de Referência de Juventude e Inovação

Desenvolvida em parceria entre a Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), Educação (Seduc), Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Mulher (SEMU) e Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA), o Centro de Referência de Juventude e Inovação será um espaço que promoverá o protagonismo juvenil e a formação profissional, além da geração de oportunidades e apoio ao empreendedorismo. A produção de conhecimento e o estímulo à criatividade e inovação, a participação em atividades culturais, artísticas, esportivas, e ainda a oferta de serviços de cidadania e orientação vocacional são outros benefícios do espaço, acessível, aberto e democrático, que se constituirá em uma referência à juventude.

Desenvolvimento: SEATI - Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação