Jovens de Vargem Grande participam de passeio educativo em espaços turísticos e culturais de São Luís

Circuito

O Governo do Estado, através da através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), em parceria com a prefeitura municipal de Vargem Grande, realizou nesta quarta-feira (4), em São Luís, mais uma edição do projeto ‘Circuito Jovem Turista’.

A ação, que é promovida pela prefeitura de Vargem Grande, através da Coordenação Municipal de Políticas Públicas para Juventude (CMAPPJ) e conta com o apoio da Seejuv, oportunizou que 40 jovens do município vivenciarem um dia de turismo educativo, através de visitas a vários espaços turísticos e culturais da capital maranhense, que é detém o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

O circuito realizado pelos jovens incluiu filmes, palestras, e visitas a espaços como, o Palácio dos Leões, a Biblioteca Bendito Leite, além de museus e teatros e foi encerrado com uma visita à bela vista proporcionada no Espigão Costeiro, na Ponta D’Areia.

Em cada equipamento, os jovens aprenderam um pouco mais sobre a cultura e história de São Luís e do Maranhão, ampliando seus conhecimentos e fortalecendo sua cidadania.

Circuito Jovem TuristaAssim foi com o jovem Robson Mateus, de 17 anos, para quem o passeio educativo foi uma oportunidade de conhecer a história de São Luís e, consequentemente, do Maranhão. “Nunca tinha vindo em São Luís e pela primeira já conhecer tanta coisa sobre a história da nossa capital e do nosso estado, através da visita a esses locais que guardam tanta coisa bonita, é uma oportunidade única”, comentou.

A secretária de estado da Juventude, Tatiana Pereira, destacou a parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura de Vargem Grande para a realização da atividade . “O projeto Circuito Jovem Turista, realizado pela prefeitura de Vargem Grande com o apoio da Seejuv, mostra como é fundamental a parceria institucional entre Governo do Estado e prefeitura na execução de políticas sociais em benefício da juventude. E é dessa forma que estamos levando várias políticas para os mais diversos municípios e beneficiando cada vez mais jovens maranhenses”, ressaltou.

O coordenador municipal de Juventude de Vargem Grande, Renato Araújo, destacou a importância da experiência proporcionadas aos jovens. “É um momento muito importante para cada um desses jovens. Momento de descobertas, aprendizados e de novas experiências a partir de um passeio educativo que o município proporciona a eles em parceria com o Governo do Estado, ressaltou.

Circuito Jovem Turista
O projeto já teve três edições, beneficiando mais de 120 jovens estudantes de escolas de Vargem Grande com um circuito de visitas a teatros, museus, bibliotecas e o Centro Histórico.

Desenvolvimento: SEATI - Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação