Atividades lúdicas e educativas marcam lançamento da edição de Carnaval da campanha Juventude Prevenida

Juventude PrevenidaDe maneira descontraída, lúdica e muito informativa, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), lançou nesta quarta-feira (7), a edição de Carnaval da Campanha Juventude Prevenida 2018. O evento realizado no auditório do Convento das Mercês, em São Luís, contou com a participação de gestores municipais de juventude, representantes de órgãos estaduais e municipais, além de jovens estudantes do Centro de Ensino Médio Estado do Amazonas, do Bairro de Fátima.

A campanha integra as ações da gestão estadual voltadas para o público jovem, com foco na defesa e promoção da vida e tem como objetivo desenvolver estratégias conjuntas entre o Governo do Estado, municípios e a juventude em geral, para o enfrentamento, redução e prevenção dos índices de vulnerabilidade da juventude maranhense no período carnavalesco, com foco principal na Prevenção as IST’S/AIDS, Alcoolismo, Acidentes de Trânsito, entre outras.

A secretária da Juventude, Tatiana Pereira, destacou que a campanha Juventude Prevenida tem como principal característica, a valorização da vida da juventude através de ações integradas entre os vários órgãos estaduais e municipais em prol do cuidado com os jovens durante o Carnaval.

“A campanha cria uma grande rede de prevenção e atenção para o cuidado e a valorização da vida da juventude. Para isso é muito importante a articulação entre os vários órgãos estaduais e a parceria com os gestores de juventude para levar informação e prevenção, que é a principal estratégia dessa ação”, ressaltou.

Juventude PrevenidaO secretário de estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, também participou da atividade e disse que a campanha tem como principal foco, fazer com que a alegria do Carnaval continue após as festas. “É uma campanha de defesa da alegria. Carnaval é tempo de alegria, de celebrar a vida, mas é necessário ter cuidados e se prevenir para que a alegria continue após as festas”, comentou.

Informação lúdica
Além do ato de lançamento, o evento contou ainda com atividades lúdicas e informativas sobre as temáticas abordadas pela campanha. A equipe da Coordenação de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran – MA), iniciou as atividades com a performance teatral “Fala sério meu brother!”, que abordou de forma educativa e lúdica a prevenção a acidentes de trânsito com ênfase na importância de não dirigir alcoolizado e de respeitar as leis de trânsito. Também de forma teatral, os jovens da União da Juventude Socialista (UJS) apresentou uma intervenção cultural sobre como a sociedade ver as pessoas que vivem com o vírus HIV.

Após a apresentação das performances teatrais, foi a vez da técnica do Departamento Estadual de Atenção às IST’s/Aids, Sônia Marques dialogar com o público presente sobre sexo seguro e prevenção às infecções sexualmente transmissíveis. De forma descontraída, a profissional falou sobre a importância e o uso correto dos preservativos masculino e feminino e deu informações atualizadas sobre a incidência das IST’s entre jovens e adolescentes. Sônia Marques também parabenizou a Seejuv pela realização da campanha que, segundo ela, leva informações sobre prevenção para mais próximo da juventude.

“A Seejuv está de parabéns por essa iniciativa que desde 2015 vem contribuindo para que os jovens tenham informações sobre prevenção cada vez mais próximo deles. Nós que trabalhamos diretamente com a área da prevenção às IST’s/Aids sabemos que a incidência é bem maior entre a juventude e, por isso mesmo, deve ser o principal beneficiado dessas ações de prevenção”, ressaltou.
Juventude PrevenidaPresente no evento, o secretário municipal de Juventude de Igarapé do Meio, Flávio Castro, comemorou a parceria possibilitada pela campanha Juventude Prevenida para a atuação em favor da promoção da vida dos jovens nos municípios maranhenses. “Essa campanha é muito importante para nós gestores municipais de juventude, pois vai reforçar nossas ações com a juventude durante os dias de Carnaval, oferecendo material informativo e de prevenção para atingirmos um maior número de jovens”, concluiu.

Ações
No Carnaval 2018, a campanha, que tem como tema “Juventude Prevenida curte e compartilha seu amor pela vida!”, tem como propostas de estratégias, a realização de blitz da prevenção nos principais corredores da folia do estado; palestras educativas em escolas públicas e particulares; blitz dirigir com segurança; popularização de canais de denúncia de violações dos direitos humanos.

Em 2017, a edição da Campanha Juventude Prevenida de Carnaval alcançou mais de 450 mil jovens em mais de 60 municípios. Foram distribuídos 405 mil preservativos masculinos, 56 mil preservativos femininos e 140 mil unidades de gel lubrificantes, além de cerca de 100 mil panfletos informativos, distribuídos em pouco mais de uma semana.

Campanha Juventude Prevenida
A Seejuv desenvolve ações da Campanha Juventude Prevenida desde 2015 para reduzir os índices de vulnerabilidade dos jovens maranhenses em ISTs/AIDS, gravidez na adolescência, alcoolismo, tabagismo, dependência química, suicídio, trabalho infantil, exploração sexual de crianças, adolescentes e jovens, dentre outros.

Assim como em 2017, em 2018, a campanha terá quatro edições abordando os seguintes temas: Prevenção a IST’S/AIDS, Alcoolismo, Acidentes de Trânsito (fevereiro), Prevenção à Violência e Exploração Sexual de Crianças, Jovens e Adolescentes (maio), Prevenção às Drogas (junho e julho) e Prevenção ao Suicídio (setembro).

Desenvolvimento: SEATI - Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação