Governo do Estado lança Campanha Juventude Prevenida de Carnaval nesta quarta-feira (7)

Campanha Juventude PrevenidaO Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), realizará nesta quarta-feira (7) o lançamento da edição de carnaval da Campanha Juventude Prevenida 2018. O evento será realizado no auditório do Convento das Mercês, em São Luís, a partir das 9h.

A campanha integra as ações da gestão estadual voltadas para o público jovem, com foco na defesa e promoção da vida e tem como objetivo desenvolver estratégias conjuntas entre o Governo do Estado, municípios e a juventude em geral, para o enfrentamento, redução e prevenção dos índices de vulnerabilidade da juventude maranhense no período carnavalesco, com foco principal na prevenção às ISTs/AIDS, alcoolismo, acidentes de trânsito, entre outras.

Durante o lançamento da campanha, que tem como tema “Juventude Prevenida curte e compartilha seu amor pela vida!”, será realizada ainda uma roda de conversa com a participação de profissionais na área de saúde, política sobre drogas e trânsito, que dialogarão com os presentes sobre ações de prevenção às ISTs/AIDS, gravidez na adolescência, acidentes de trânsito e política sobre drogas. Participarão do ato ainda, a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, além de representantes de outros órgãos do Estado e parceiros da Seejuv na realização da ação.

Ações
No carnaval, a campanha tem como propostas de estratégias a realização de blitzen da prevenção nos principais corredores da folia do estado; palestras educativas em escolas públicas e particulares; blitzen dirigir com segurança; e popularização de canais de denúncia de violações dos direitos humanos.

Em 2017, a edição da Campanha Juventude Prevenida no período do carnaval alcançou mais de 450 mil jovens em mais de 60 municípios. Foram distribuídos 405 mil preservativos masculinos, 56 mil preservativos femininos e 140 mil unidades de gel lubrificantes, além de cerca de 100 mil panfletos informativos, distribuídos em pouco mais de uma semana.

Campanha Juventude Prevenida
A Seejuv desenvolve ações da Campanha Juventude Prevenida desde 2015 para reduzir os índices de vulnerabilidade dos jovens maranhenses em ISTs/AIDS, gravidez na adolescência, alcoolismo, tabagismo, dependência química, suicídio, trabalho infantil, exploração sexual de crianças, adolescentes e jovens, dentre outros.

Assim como em 2017, em 2018, a campanha terá quatro edições abordando os seguintes temas: prevenção a ISTs/AIDS, alcoolismo, acidentes de Trânsito (fevereiro), prevenção à violência e exploração sexual de crianças, jovens e adolescentes (maio), prevenção às drogas (junho e julho) e prevenção ao suicídio (setembro).

SERVIÇOS
O QUÊ? Lançamento da Campanha Juventude Prevenida 2018
QUANDO? Quarta-feira (7), a partir das 9h
ONDE? Auditório do Convento das Mercês

Desenvolvimento: SEATI - Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação