“É fundamental que os jovens possam debater a realidade do Maranhão”, diz Márcio Jerry durante painel promovido pela Seejuv

PainelO Governo do Estado realizou nesta quarta-feira (24), em São Luís, o encontro de Avaliação e Planejamento da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), que reuniu jovens e representantes de entidades estudantis e da sociedade civil para dialogar sobre os avanços alcançados por meio de políticas públicas realizadas pela gestão estadual em várias esferas.

A abertura do evento contou com a apresentação do painel O Maranhão no contexto social, político e econômico do Brasil, apresentado pelo secretário de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos, Márcio Jerry.

“Um diálogo muito importante com a juventude organizado pela Secretaria da Juventude sobre a realidade brasileira – e dentro da realidade brasileira, a realidade do Maranhão. Hoje, um momento ainda de grave crise política, grave crise econômica em todo o país e impasses institucionais muito graves criados no Brasil; e uma expectativa de que a gente possa democraticamente superar esses impasses”, disse o secretário.

Por outro lado, o secretário ressaltou, diante dos jovens de várias entidades estudantis, que o Maranhão vive “um ciclo virtuoso muito importante liderado pelo governador Flávio Dino, que faz com que o estado possa ser hoje um bom exemplo para o país”.

“Um ambiente jurídico e politicamente seguro para todos os setores sociais, um governo democrático, transparente e empreendedor que, em meio à crise, consegue articular um conjunto exuberante de ações que colocam o Maranhão em movimento, que faz um contraponto com a crise, que protege direitos, que amplia os serviços públicos. Isso faz com que nós tenhamos condição de uma realidade bem diferente dessa que marcou por décadas a realidade do Maranhão”, acrescentou.

Para uma plateia de jovens atentos, o titular da Secap também fez questão de destacar a importância de ouvir a juventude consciente de todo o Estado. “Esse é um dialogo muito importante para ser feito com a juventude, é fundamental que os atores políticos juvenis possam debater sobre a realidade do Maranhão, e, sobretudo, possam interferir sobre ela”, afirmou Jerry.

Jovens como o estudante secundarista Matheus Vinicius Fonseca, de 19 anos, aprovaram o evento pela iniciativa de dialogar e ouvir suas contribuições. “A juventude hoje tem muitas demandas para apresentar, e esse é um espaço importante para ser ouvido e saber como podemos solucionar muitas indagações. Eu sou testemunha desse novo momento da educação que o Maranhão vive, nós estamos na contramão do que tem acontecido no Brasil, e isso deve ser entendido e reconhecido”, afirmou o estudante.

Avaliação e Planejamento

Além do momento de dialogo com a juventude, o evento também serviu para que a Seejuv traçasse novas metas e objetivos para a atuação durante todo o ano de 2018.

“O Governo do Estado, por meio desse painel, faz com que a sociedade civil se sinta parte do processo de construção das ações que são realizadas. A Seejuv vem neste primeiro momento fazer uma análise geral do que nós temos realizado e saber quais aspectos temos conseguido atingir por meio dos programas”, contou a secretária Tatiana Pereira.

“Além de analisar as ações, também é um momento de traçar novas metas para programas e projetos tão exitosos como o Cartão Transporte Universitário, o Tour Jovem Cidadão, os editais que realizamos junto com a Fapema, etc. São investimentos que o governador Flávio Dino tem feito para criar oportunidades nas várias áreas, com várias políticas que são aglutinadas, uma vez que temos o papel de defender e articular as políticas para a juventude do Maranhão”, completou a secretária de Juventude.

Painel 1

Desenvolvimento: SEATI - Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação