Juventude Prevenida

A Campanha Juventude Prevenida é uma grande rede de informação e prevenção em prol da vida da juventude maranhense. A ação realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), outros órgãos estaduais e prefeituras, além de movimentos de juventude de vários municípios do estado, envolve um conjunto de iniciativas pactuadas com municípios e movimentos, com o objetivo de reduzir os índices de vulnerabilidade da juventude, no que se refere às IST’S/AIDS, gravidez na adolescência, alcoolismo e tabagismo, prevenção ao suicídio, segurança no trânsito, combate à dependência química, combate ao trabalho infantil, prevenção de afogamentos, venda de bebidas alcoólicas a menor de idade, contra a cultura do estupro, racismo, suicídio, acidentes de trânsito e demais violências.

Iiciativas como, blitz da prevenção com distribuição de material preservativo, palestras educativas em escolas, ações de prevenção da venda e consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes, blitz de conscientização de direção responsável, além de outros cuidados, compõem as ações práticas da campanha que integra as ações do Governo Flávio Dino voltadas para o público jovem.

Em 2017, a campanha Juventude Prevenida terá duas edições anuais massivas e ações com foco nas redes sociais. A primeira edição ocorreu no período do carnaval em fevereiro, e a segunda será realizada no período do São João no mês de junho, nos maiores corredores da folia e arraiais dos municípios do Maranhão, mobilizando para o enfrentamento permanente às condições sociais, econômicas e politicas que geram as vulnerabilidades da vida da juventude. Além disso, ações pontuais continuarão a serem desenvolvidas durante todo o ano, no intuito promover uma das maiores mobilizações em prol da vida da juventude maranhense de todos os tempos.

Desenvolvimento: SEATI - Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação