• Instagram

Projeto Tour Jovem Cidadão

Em 7/04/2017

O protagonismo juvenil tem por fundamento a busca do jovem por ser o ator principal de sua própria história. Com o intuito de proporcionar conhecimentos sobre a história, memória e construção cultural do Maranhão, o “Programa Tour Jovem Cidadão” trabalha com a perspectiva de contribuir para o pertencimento histórico-cultural e étnico-racial da juventude. Fomentando a valorização e o pertencimento cultural, com produção de conhecimento e envolvimento de jovens maranhenses em atividades de acesso à cultura e à memória do Estado do Maranhão fortalecendo a identidade cultural da juventude.

TOUR VG

Buriticupu, Dom Pedro, Vargem Grande e São Paulo foram algumas das cidades que participaram do Tour Jovem em 2019.

O projeto em sua última aplicação passou por uma modificação metodológica que fez possível a escolha dos roteiros e dos turnos (matutino ou vespertino), reduzindo a logística necessária para execução do mesmo. Além disso, foram incluídas visitas institucionais à Secretaria da Juventude que contribuiu para a ampliação do diálogo entre a juventude e a secretaria. Neste ano as atividades contaram com a participação de estudantes de escolas de outro estado para conhecer a história do Maranhão a partir do projeto. Sua realização em nova metodologia apontaram para a necessidade de ajustes no seu planejamento para qualificar as ações em 2020 e cumprir com a meta estabelecida.
O tour Jovem permite o contato e a experiência com áreas do conhecimento em espaços públicos como: museus, teatros e bibliotecas, com atividades na perspectiva da valorização da cidadania e direitos humanos. Para alcançar resultados, parcerias firmadas com as casas de cultura para realização de cinco roteiros temáticos escolhidos previamente entre os grupos participantes que definiram 4 visitas entre os meses de março a dezembro, com a participação de 126 jovens. Com foco no público das escolas e frequência de um dia na semana e cada visitação correspondendo a uma edição.

TOURAtivo 9
Alinhado aos compromissos do governo, este projeto contribui com o fortalecimento e municipalização de Políticas Públicas de Direitos Humanos, contribui com o propósito do programa Escola Digna no sentido da valorização de atividades no aspecto da cidadania e direitos humanos, acesso à espaço extraescolar colaborando para experiência de educação não formal.

Rua do Egito, 207, Centro. São Luís - MA CEP: 65010-190

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br